TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Ciencias

Exames: Trabalho De Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 5

Escoliose

A escoliose é um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C". É um desvio da coluna no plano frontal acompanhado de uma rotação e de uma gibosidade (corresponde a uma látero-flexão vertebral).

A escoliose é uma deformidade vertebral de diversas origens. As escolioses de um, ou outro grupo etiológico, podem ter prognósticos muito diferentes, pela distinta progressividade e gravidade de suas curvas. Para melhor entender a definição de uma escoliose, é preciso opô-la à atitude escoliótica:

- Sem gibosidade

- Sem rotação vertebral

A atitude escoliótica, é diferente da escoliose, e deve-se, em 8 entre 10 casos, a uma desigualdade de comprimento dos membros inferiores, e desaparece com o paciente na posição horizontal.

Bolsas ou mochilas pesadas não causam escoliose, pois não geram sobrecarga assimétrica contínua e intensa.Geralmente a escoliose é classificada como congênita, juvenil, adolescente, adulta ou neuromuscular.

Lordose

Curvatura da coluna vertebral com convexidade anterior. A lordose é normal (lordose fisiológica) na região cervical e lombar. É anormal quando se situa noutra parte da coluna vertebral ou quando é muito acentuada, neste caso fala-se em hiperlordose.

A hiperlordose lombar está associada a uma anteversão pélvica e conseqüentemente um realinhamento de todas as outras curvas da coluna para uma compensação.

A anteversão pélvica pode estar associada a um desequilíbrio dos músculos abdominal e glúteos, que estão enfraquecidos, e na musculatura lombar que se apresenta encurtada.

Já a retificação da lordose lombar, esta associada à retroversão da pelve, originando uma costa plana, com diminuição da mobilidade.

A retificação da lordose cervical caracteriza-se pela diminuição da lordose e conseqüentemente um pescoço reto, com diminuição de mobilidade.

Cifose

A cifose, vulgarmente chamada de corcundez (com uma pessoa afetada sendo popularmente chamada de "corcunda"), é definida como um aumento anormal da concavidade anterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físico insuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade nos adultos. Nos jovens a osteocondrite é a principal causa de deformidades mais acentuadas.

O aumento da curvatura cifótica promove alterações anatômicas ocasionando o dorso curvo, gibosidade posterior, encurtamento vertebral e pode ocorrer déficit respiratório, por reduzir a capacidade de sustentação da coluna vertebral e também a diminuição da expansibilidade torácica. Para evitar problemas na cifose é interessante também policiar um pouco a má postura que está presente na vida de muitas pessoas. Sentar de maneira mais ereta e caminhar sem deixar a coluna caída é um bom começo para ajudar na saúde da cifose.

Tendinite

A Tendinite é uma inflamação de um tendão que surge através do excesso de repetição de um mesmo movimento que é conhecido também por LER (Lesão por Esforço Repetitivo). As pessoas que fazem diariamente os mesmos movimentos ou utilizam ferramentas diárias como o mouse de um computador, operários de linhas de montagem que tem uma única tarefa correm riscos maiores.

Sendo tanto realizado no trabalho quanto no lazer essa doença está presente no dia a dia das pessoas provocando dores muito forte que pode resultar em incapacidade física, os sintomas que apresenta quando está com tendinite são sensações de dormências nos dedos, mãos frias e dificuldade de realizar tarefas simples.

Embora atinjam principalmente os membros superiores do corpo as LER podem afetar o ser humano como um todo.

Alguns especialistas e entidades preferem, atualmente, denominar este conjunto de doenças por DORT - Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho. Neste fascículo, entretanto, optamos por utilizar o termo LER em razão de ainda ser mais conhecido do grande público, a quem se destina a publicação.

Osteoporose

Osteoporose é a doença que afeta os ossos de uma maneira geral, causando perda da massa óssea, ou seja, leva a um desgaste dos ossos e redução da quantidade de cálcio no interior dos mesmo.Osteoporose significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com