TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusao De Curso

Artigo: Trabalho De Conclusao De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  9.564 Palavras (39 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 39

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

CLAUDINÉIA ALVES BARBOSA

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA O IDOSO E A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

Janaúba/MG

2013

CLAUDINÉIA ALVES BARBOSA

VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA O IDOSO E A INTERVENÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL.

Trabalho de conclusão de curso apresentado a UNOPAR Universidade Norte do Paraná, como requisito parcial para a obtençao do titulo em bacharel em Serviço Social.

Prof.(a) orientador (a): Clarice da Luz Kernkamp.

Janaúba/MG

2013

AGRADECIMENTOS

Agradeço em primeiro lugar a Deus que iluminou meu caminho durante esta caminhada. Agradeço também ao meu esposo Deive Luiz que de forma esposa e carinhosa me deu força e coragem, me apoiando nos momentos de dificuldades, quero agradecer também ao meu filho Isaac, que embora não tivesse conhecimento disto, mas iluminou de maneira especial os meus pensamentos me levando a buscar mais conhecimento. Agradeço a minha família, a minha mãe Alípia, obrigada por dar-me este grande exemplo de honestidade, caráter, humildade e valor, às vezes super- protetores e qual família que não é? Uns mais outros menos, sempre são! Agradeço a orientação da professora Ediene Maria Bispo de Jesus, que colaborou de forma fundamental nesse trabalho, acreditando sempre nas coisas que eu apresentava-lhe, indicando sugestões que contribuíram de forma significativa. Agradeço a oportunidade de aprendizado atual e acredito na possibilidade de uma parceria muito produtiva em trabalhos futuros. Aos colegas de sala pela oportunidade de convívio com as mais diferentes figuras, de diferentes lugares, possuidores de peculiaridades que o decoro não me permite descreverem, mas que me fizeram compreender a importância da vivencia do mundo para a construção do sujeito. A todos que contribuíram para que eu pudesse subir mais esse degrau, não canso de agradecer. Não posso dizer que este é o fim, este é apenas o começo da próxima jornada. Até a próxima.

Muito Obrigada!

DEDICATÓRIA

Dedico esta monografia, ao meu esposo Deive Luiz e ao meu filho Isaac, que sempre que eu pensava em desistir, eles me deram força para continuar, sendo pessoas especiais na minha vida e que me ensinou muitas coisas e que uma delas foi que por mais o caminho esteja difícil e doloroso, devo prosseguir, pois lá na frente quando esse caminho já estiver no final, olharei para trás e me sentirei vitoriosa.

Obrigada por sempre estarem ao meu lado me dando forças. Eu amo vocês!

ALVES BARBOSA, Claudineia. Violência intrafamiliar contra o idoso e a intervenção do Serviço Social. 2013. p. Monografia (Bacharel em Serviço Social) – Sistema de Ensino Conectado. Universidade Norte do Paraná. 2013.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo principal levantar a questão da violência intrafamiliar contra o idoso, o qual pode ser definido, não apenas como agressões físicas, mas também omissões, ações que prejudiquem a integridade física e emocional da vitima. O mesmo busca fazer com que a sociedade reflita sobre o envelhecimento, porém, um envelhecimento com qualidade de vida. Mesmo com todos os projetos e expectativas para um envelhecimento de qualidade, a sociedade idosa ainda vem sofrendo discriminações, agressões físicas, verbais e outras. Pois o que ocorre atualmente são práticas de violência contra pessoas que muito fizeram por seus familiares, e que não são reconhecidos. A pouca disseminação das informações sobre a violência intrafamiliar contra os idosos, contribuiu para a perpetuação desta violência e, frente a este cenário, o presente trabalho objetivou realizar uma atualização ampla da literatura, através da caracterização dos tipos de violência, do perfil do agressor e vitima, os indicadores, os principais locais de ocorrência, epidemiologia, instrumentos de detecção e proposta de resolução. Dessa forma, este trabalho possui também o intuito de enfatizar a necessidade de futuras produções cientificas abordando a questão mencionada, visto que, por meio de um maior entendimento e desenvolvimento de pesquisas acerca deste assunto, serão ampliadas as condições para prevenção e condutas adequadas, tanto por parte de órgãos e profissionais da área da saúde, quantos pelos próprios idosos que necessitam de maiores respaldo e orientações deste assunto.

Palavras-chaves: Violência intrafamiliar, idoso, intervenção e Serviço Social.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................07

2.DESENVOLVIMENTO.............................................................................................09

2.1 O ENVELHECIMENTO: CONCEITO E CONTEXTO DO IDOSO NA REALIDADE BRASILEIRA E A EVOLUÇÃO DA LEGISLAÇÃO VOLTADA AO IDOSO................09

2.2 A LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS VOLTADAS AO IDOSO......................25

2.3 A VIOLÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA O IDOSO..........................................30

2.4 OS DIVERSOS TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS.........................33

2.5 AS INSTITUIÇÕES ASILARES O ESTATUTO DO IDOSO.................................38

2.6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com