TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Conclusão De Curso

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Conclusão De Curso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

A Monografia

O Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Ciências Sociais consiste na elaboração de uma monografia que é um trabalho dissertativo sobre um tema relacionado aos estudos do curso, realizado sob a orientação de um professor, doutor ou mestre, pertencente ao quadro do próprio Departamento ou de outro, desde que aprovado pela Plenária do Curso.

A monografia deve obedecer aos critérios e normas da produção científica, sendo resultado de uma pesquisa cuja temática incida sobre as áreas de especialização do corpo docente do Departamento. Trata-se de um trabalho individual de iniciação científica, orientado para a pesquisa teórico-empírica, tendo, preferencialmente, como referência empírica o espaço no qual a UERN está inserida.

A carga horária destinada à elaboração da monografia será de 180 horas, sendo 60 horas no 7º Período e 120 horas no 8º. A elaboração e apresentação do Projeto de Pesquisa se dará na disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa II, no 4º Período. A realização da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo (quando for o caso) ocorrerá na disciplina Seminário de Monografia I, no 7º Período. A matrícula na disciplina Seminário de Monografia I, a partir de solicitação do aluno, está condicionada à anuência do professor-orientador, à apresentação do Projeto de Pesquisa e à aprovação do Departamento de Ciências Sociais e Política.

Para a avaliação da disciplina Seminário de Monografia I o aluno deve entregar ao Departamento, pelo menos 15 dias antes de encerrado o semestre letivo, três cópias do texto parcial da monografia, o qual constará de pelo menos 50% da monografia e do esboço do trabalho final. A avaliação seguirá os seguintes trâmites: a) ouvido o orientador, o Departamento deve oficializar a banca de qualificação da monografia, encaminhando para ela o texto parcial (ver descrição abaixo); b) a banca tem no máximo 30 dias para se pronunciar; c) a defesa do trabalho se dará em sessão aberta.

Para a avaliação da disciplina Seminário de Monografia II o aluno deve entregar ao Departamento, pelo menos 15 dias antes de encerrado o semestre letivo, três cópias da monografia. A avaliação seguirá os seguintes trâmites: a) ouvido o orientador, o departamento deve oficializar a banca examinadora e encaminhar para cada um dos membros uma cópia da monografia; b) o prazo para leitura e avaliação não pode ultrapassar 20 dias; c) a monografia será defendida diante da banca em sessão pública; d) no caso da banca examinadora sugerir reformulações na monografia, o aluno terá 15 dias para realizar as reformulações propostas e reapresentar o texto final ao Departamento, com o visto do orientador; e) o aluno matriculado na disciplina que não entregar a monografia no prazo estabelecido será considerado reprovado.

Estrutura do Projeto de Pesquisa, do Relatório de Qualificação e da Monografia

O projeto de pesquisa deve conter os seguintes itens:

a) Título da monografia;

b) Justificativa;

c) Problematização do tema;

d) Objetivos do trabalho;

e) Metodologia;

f) Cronograma de Execução;

g) Referências bibliográficas.

- O Relatório de Qualificação deve conter:

I. Resumo

II.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com