TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Gestão De Negocios Internacionais

Artigo: Trabalho De Gestão De Negocios Internacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA

ADMINISTRAÇÃO

ATPS ETAPA 1 – Gestão de Negócios Internacionais

Indaiatuba, 30/03/2014

Trabalho apresentado pela aluna do 5º semestre do curso de Administração, para a disciplina de Gestão de Negócios Internacionais na Faculdade Anhanguera de Indaiatuba, sob a orientação da Prof.ª Antônio Carlos Ferreira.

Indaiatuba, 30/03/2014

Sumario

Introdução Pag. 04

Desenvolvimento Pag. 05

Conclusão Pag. 07

Referencias Bibliográficas Pag. 08

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar, sobre o que foi o GATT, e como surgiu a OMC e quais suas principais características.

O que foi o GATT?

O Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (em inglês: General Agreement on Tariffs and Trade, GATT) foi estabelecido em 1947, tendo em vista harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários. Está na base da criação da Organização Mundial de Comércio, são um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar à liberalização comercial e combater práticas protecionistas, regular, provisoriamente, as relações comerciais internacionais.

Em 1947, visando impulsionar a liberalização comercial, combater práticas protecionistas adotadas desde a década de 1930, 23 países, posteriormente denominados fundadores, iniciaram negociações tarifárias na Ronda de Genebra. Essa primeira ronda de negociações resultou em 45.000 concessões e o conjunto de normas e concessões tarifárias estabelecidas passou a ser denominado Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio - GATT. Esse acordo seria temporário, até a criação da OIC - Organização Internacional de Comércio.

O GATT foi um órgão criado a fim de harmonizar a política aduaneira entre países, mas no início não tinha o poder de punir, julgar e fiscalizar países infratores. Entretanto, em uma reunião da OMC em 2003, com a liderança de Brasil, África do Sul e Índia, foi criado o G20 (países em desenvolvimento); a partir daí o GATT teve o poder de fiscalizar, julgar e punir países infratores.

Como surgiu a OMC e quais suas principais características?

O surgimento da OMC foi um importante marco na ordem internacional que começara a ser delineada no fim da Segunda Guerra Mundial. Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com