TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Homem E Sociedade

Exames: Trabalho De Homem E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 7

1 – explique as principais características da teoria da evolução.

R: Entre outras teorias, Conde de Buffon no séc. XVIII foi o pioneiro naturalista a defender a teoria da transformação dos seres vivos e tem como uma de suas características a teoria da substituição das espécies animais, sendo assim a vida animal jamais seria inalterável, mudando e se transformando constantemente seguindo as necessidades que as mudanças no ambiente em que vivem causam. Darwin já no séc. XIX defendia a teoria da evolução através da seleção natural, considerando o descarte dos seres vivos menos aptos às condições geradas pelo ambiente e causando uma sobrevivência dos seres que por alguma diferenciação natural sem a necessidade de esforço para acontecer à evolução sobreviviam. E Lamarck também acreditava na teoria da evolução das espécies, entretanto a mesma viria a ocorrer através da admissão de características adotadas por meio de necessidades causadas pelo meio ambiente em que viviam e as transmitia para sua descendência sendo assim cada geração herdava de seus pais a alteração gerada. Todas as teorias cada uma com sua característica específica defende de forma inquestionável a evolução das espécies.

2- O que é o ponto crítico?

No séc. XIX o chamado “ponto crítico” foi a teoria que surgiu quanto ao problema da origem da cultura, intitulado pelo antropólogo kroeber e de dizia que tal proeza foi adquirida em alguma parte da transição das descendência dos primatas ou seja da “humanização” em nível genético e anatômico.Essa modificação radical que ocorreria na estrutura cortical poderia fazer com que o homem em certa época de sua evolução conseguisse um desenvolvimento de ter sentimentos e se comunicar,aprender e ensinar entre outras coisas ,e assim dando inicio a cultura que segundo ele teria ocorrido de certa forma “instantânea” na evolução dos seres humanos e sendo assim teria autonomia sobre até então a teoria da evolução orgânica do homens.A primeira das três considerações para a teoria seria a de que existia uma grande lacuna entre homens e seus parentes símios.Um grande passo que os permitia fazer símbolos e fabricar ferramentas,coisas que até hoje nos animais contemporâneos não aconteceu,contudo a capacidade humana não é considerado uma evolução continua e sim ocorrido por meio de grandes e significativos saltos para a existência da cultura humana.Em segundo lugar a capacidade de se comunicarem,desenharem e usarem símbolos entre muitas outras características culturais os tornava seres de postura mental lógica,tendo sempre um motivo e intuito em seus atos causando a capacidade arbitrária de situações e circunstancias. A terceira consideração revela que não existe ligação entre o desenvolvimento do pensamento humano com a diferenciação de raças humanas atuais. Sendo que se a cultura surgiu de forma surpreendentemente rápida, anteriormente ao inicio da repartição entre raças, esta teoria se torna uma possibilidade. Sendo assim as teorias da semântica e da etnologia convergem apoiando o “ponto crítico” na origem da cultura. Mas, contudo a evolução biológica nos permite sustentar que o desenvolvimento humano ocorreu de forma gradual.

3- O que foi e qual a importância da evolução agrícola (agricultura)?

Marcou o inicio da sedentarização do homo sapiens pois ele criou técnicas de cultivo agrícola e passou a ter condições de armazenar alimentos,isso levou grupos humanos a ficarem por um tempo muito maior em determinada região e a necessitarem se deslocar com menor frequência.essa fase foi uma grande evolução cultural pois permitiu ao homem se tornar um “sócio ativo” da natureza . Toda essa conciliação do homem com a natureza e animais resultou em uma facilidade de montar civilizações e adaptar aquela região às suas necessidades,mas agora tendo um controle maior da alimentação.

4- Qual a importância ,segundo o autor,da cultura?

Se o código genético não define o nosso comportamento, e necessária a cultura para nos orientar e dizer como devemos nos comportar. Através de escolhas proporcionadas pelo livre arbítrio, cada grupo humano foi tecendo um conjunto de códigos e normas de conduto, os grupos foram se diferenciando, estabelecendo marcas distintas, contribuindo identidades e modos diferenciados de se relacionar. Seja o relacionamento com a natureza, através de técnicas e ferramentas específicas, seja entre seus integrantes, por meio de linguagens distintas, ou ainda com o mundo do imaginário, através de mitologias próprias.

5- O que é o determinismo biológico? Exemplifique.

O determinismo biológico trata-se de uma teoria em que se refere às possíveis mudanças entre grupos humanos denominados por diferentes regiões do nosso planeta levando como base primordial a herança genética herdada pelos integrantes de cada grupo. Sabemos que por meio de estudos antropológicos que as diferenças genéticas não interferem e influenciam de forma alguma nas diversidades culturais, assim como a única diferença existente entre os homens é a deformidade sexual,aonde apenas o órgão reprodutor especifica o gênero masculino do feminino. A cultura e estilo de vida de cada cultura é quem determina capacidades e atividades que podem ser praticadas por um determinado grupo e em contra partida abominada por outro grupo,tudo se trata do convívio e aprendizado de cada grupo,bem como qualquer ser humano tem igual capacidade de desenvolvimento e práticas de estilos culturais de forma igual. exemplo: os antropólogos que a influencia das características de cada ser humano vem de sua cultura. Uma criança japonesa que for criada no Brasil, dentro da cultura brasileira, irá acabar tendo os mesmos costumes, todas as crianças tem a mesma capacidade,independente de raça, nacionalidade, sexo ou classe social, desde que tenham as mesmas oportunidades.

6- O que é o etnocentrismo?

O homem sempre considerou o grupo em que vive como sendo “superior” ,sendo assim,a intolerância existe com novas etnias com características como culturas diferentes,cor de pele,alimentação,vestimentas ,entre outras características que diferenciam grupos sociais. A base cultural dos grupos não visam o todo mas sim a preservação e superioridade de cada grupo. Alguns grupos abominam práticas usadas por outros grupos culturais e em alguns casos agem de forma agressiva com o choque cultural, outras adotam rituais para tornar inofensivos os visitantes em seus grupos, mas sabemos que a descriminação acontece também dentro de um mesmo grupo social por conta de vários fatores como nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com