TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Matematica

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 5

O USO DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO DA EMPRESA

A teoria da matemática preocupa-se em construir modelos matemáticos capazes de similar situação reais na empresa. Criação de modelos matemáticos volta-se principalmente para a resolução de problemas de tomada de decisão. É através do modelo que se fazem representações da realidade. Na Teoria Matemática, o modelo é usado eralmente como simulação de situações futuras e avaliação da probabilidade de sua ocorrência. Em síntese os modelos servem para representar simplificações da realidade. Sua vantagem reside nisto; manipular simuladamente as complexas e difíceis situações reais por meio da simplificação da realidade. Dentre outras vantagens, podemos citar: • • • • • • • Permitem o entendimento dos fatos de uma forma melhor que a descrição verbal. Descobrem relações existentes entre vários aspectos do problema, não percebidas na descrição verbal. Permitem tratar o problema em seu conjunto e com todas as variáveis simultaneamente. Podem ser aplicados por etapas e considerar outros fatores não descritos verbalmente. Utilizam técnicas matemáticas e lógicas. Conduzem a soluções quantitativas. Permitem uso de computadores para processar grandes volumes de dados. Apesar de usada em larga escala, a modelagem matemática passa despercebida pela maioria das pessoas, mesmo dentro das organizações onde é aplicada. Muitas vezes um trabalhador utiliza softwares para solucionar os problemas do seu departamento e não faz ideia de quantos modelos matemáticos e equações esses programas contêm.

20

Segundo Miguel Taube Netto, professor do Instituto de Matemática Aplicada da Unicamp e presidente do conselho de administração da empresa UniSoma Matemática para a Produtividade S.A., um modelo matemático pode conter até 30 mil equações e envolver até um milhão de variáveis. Certamente, os avanços da informática permitem hoje que se façam cálculos para lidar com sistemas o complexos assim.

Figura 13 - Fonte: office.microsoft.com/images

21

4.1 A Aplicação dos Conhecimentos

No cotidiano, a aplicação dos conhecimentos em matemática é constante. São fornecidas várias ferramentas para gerenciamento de informações tais como: audit, inforep, mdtr e outros. Todas as ferramentas basicamente são planilhas eletrônicas em formato Microsoft Excel. Ao manusear estes dados o colaborador além de conhecer e saber manusear o software precisar ter bom conhecimento em estatísticas, razão e proporção, cálculos financeiros tais como juros e porcentagem. Também há cenários onde são necessários cálculos sobre custos de operações financeiras, construção de gráficos estatísticos. Em determinadas funções na empresa, é imprescindível o conhecimento profundo de diversos tipos de cálculos matemáticos e financeiros, tais como diretoria financeira, gerentes de RH e gerentes de produtos. Embora já comentássemos aqui que existam vários softwares capazes de simplificar estas operações, o desenvolvimento dos mesmos de acordo com as necessidades da empresa exige estes conhecimentos. Um bom exemplo disso está na política de formulação de preços, onde são considerados diversos fatores como variantes a ser acrescentados entre os custos de produção.

Figura 14 - Fonte: laboratórios bagó do brasil

22

4.2 A Importância de Sua Utilização

Sem dúvida é de suma importância à utilização de cálculos matemáticos no cotidiano da empresa, diria ainda que é impossível conseguir desempenhar todas as atividades com eficiência sem

so rotineiro destas aplicações. A empresa como um todo, vive de matemática. Desde um simples calculo para se chegar à posologia de um medicamento até a obtenção da margem de lucratividade de um produto para que se possa sustentar uma determinada operação. Outros exemplos de sua utilização são os cálculos para pagamento de premiação e comissões para representantes da área de vendas, supervisores e gerentes regionais, cálculos de estatísticas de evolução de vendas por setores e por produto onde são utilizados gráficos matemáticos.

Figura 15 - Fonte: office.microsoft.com/images

23

5 VISÃO ECONÔMICA E MERCADO

5.1 A História da Empresa

A estratégia de atuação do grupo Bagó no Brasil foi iniciada em 1999, quando o laboratório argentino firmou uma joint venture com o laboratório alemão Merck , instalada em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Através dessa parceria, a Bagó começou a introduzir seus produtos no mercado brasileiro, comercializados sob a marca Merck/Bagó. Com isso, vinha faturando US$ 5 milhões por ano com as vendas no País. Após três anos de atuação conjunta, o presidente do grupo argentino, Juan Pablo Bagó, veio ao Brasil para formalizar o fim da bem-sucedida parceria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com