TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sociologia MInas Gerais E Rio Grande Do Sul

Casos: Trabalho Sociologia MInas Gerais E Rio Grande Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 7

MINAS GERAIS

SOCIAL

Minas têm uma grande diferença socioeconômica, o sul de minas é o mais industrializado e desenvolvido economicamente e apresenta bons indicadores sociais. Por sua vez a porção norte, sofre com sua seca e ausência das políticas publicas, sendo uma das áreas mais pobres do estado.

Os mineiros são conhecidos pela sua hospitalidade, por suas comidas típicas como o franguinho com quiabo, têm os costumes de dizer que tudo “fica logo ali”, e tem a fama de serem sempre pontual, poissaem duas horas antes do compromisso para não perderem o “trem”, a palavra “uai” tem mais 1001 significados.

São muitos religiosos vão a missa todos os domingos, as mulheres tem o costume de aprenderem a cozinhar muito cedo, pois a raiz cultural do estado é a culinária.

São muitos conhecidos por serem sossegados, mas isso não é bem assim, eles dão um boi para não entrar numa briga, mas dão um boiada para não sair dela.

CULTURAL

Com a miscigenação entre os povos indigenas, africanos e português, ocorrida em Minas Gerais, as características da cultura teve grande influência em artes, culinária e folclore.

Possui um dos mais importantes acervos artísticos do Brasil colonial, com destaque para as cidades de Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, Sabará e São João Del Rei.

Teve como um dos nomes mais importantes, o arquiteto e escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho

É um dos estados com maior número de museus do país

Se destacou na cultura nacional através da formação de diferentes grupos teatrais, de dança e de teatro de bonecos, sendo os mais conhecidos Grupo Corpo, Grupo Galpão e Grupo Giramundo.

Já na época do ouro, a literatura teve destaque com os poetas Tomás Antonio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manoel Costa, e modernamente com os escritores famosos como Autran Dourado, Fernando Sabino,João Guimarães Rosa, Carlos Drumond de Andrade, entre outros.

Desde o século XVIII se destaca na tradição musical, com a obra Lobo de Mesquita, já no na metade do século XX , se destacou com o samba, chorinho e marchinhas com os compositores Ary Barroso, Ataulfo Alves e Rômulo Pais. Nos anos 70 as maiores influências foram a bossa nova e também Clara Nunes se destaca como intérprete principlamente no samba e Nelson Ned se torna o maior vendedor de discos nos Estados Unidos. Em 1980 a banda heavy metal Sepultura tornou-se a ser a primeira banda brasileira a fazer sucesso no exterior. Em 1990 surgiram diversas bandas de pop rock como Skank.

No cinema, se destacam nomes como Humberto Mauro, João Carriço, Grande Otelo, entre outros. Em 2009 o ator Selton Mello foi premiado com o prêmio Bravo de Cultura.

O artesanato é presença marcante em diversas regiões de Minas Gerias, com produção baseada em pedra-sabão, cerâmica, madeira e fibras vegetais.

O artesanato está presente em diversas regiões de Minas Gerais, com produção baseada em pedra-sabão, cerâmica, madeira e fibras vegetais.

A cozinha mineira tem a carne de porco como um dos ingredientes mais presentes na preparação dos pratos, sendo famosos o tutu com lombo de porco, a costelinha de porco e o leitão a pururuca. Também são famosos a vaca atolada, o feijão tropeiro com torresmo, linguiça, couve, frango ao molho pardo, amgú de fubá e frango com quiabo ensopado e arroz com pequi. Já os doces mineiros, são os mais apreciados, o doce de leite e goiabada. O pão de queijo é uma referência da cozinha mineira.

Nos esportes, o estado tem o segundo maior estádio de futebol do Brasil, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão). Tendo como as equipes de âmbito nacional o Cruzeiro, Atlético, América e Villa Nova Atlético Clube.

RELIGIÃO

Conforme pesquisa feita no Wikipédia, em Minas 78,70% das pessoas são católicas, e a maioria ainda seguem rigorosamente a religião, no interior principalmente, eles ainda fazem festa de comemoração de todos os santos.

Ainda seguem o casamento na igreja a risca, se você casou com uma pessoa e mesmo que vive em pé de guerra com essa pessoa não pode se separar tem que manter o casamento a todo custo. Se a pessoa fica viúva e quer se casar de novo, ela tem que seguir todos os padrões casamento no cartório e na igreja novamente. Tudo tem que ser seguido conforme os mandamentos de Deus (da igreja).

A população evangélica nos últimos 10 anos vem aumentando gradativamente, mais a religião predominante continua sendo o Catolicismo.

IDIOMA

O estado de Minas Gerais, tevê uma proporção grande de imigrantes italianos. Os italianos imigrantes no Brasil passaram a ser chamados de ítalo-brasileiros.

Segue uma pequena lista de mineiros descendentes de italianos:

AntônioAnastásio governador de Minas

Daniela Cicarelli modelo

Itamar franco politico

Leticia Sabatella atriz

Max Cavalera músico

Debora Falabella atriz

Entrada de italianos em Minas Gerais

1894 1895 1896 1897 1898 1899 1900 1901

4.410 6.422 18.999 17.303 2.111 650 21 41

RIO GRANDE DO SUL

SOCIAL

Rio Grande Sul um dos estados mais populosos da região sul do país, uma população bem hospitaleira, adora as festas típicas da região.

São conhecidos pelos churrascos, as rodas de chimarrão, fandangos(dança típica da região), e os trajes típicos compostas de bombacha(calça folgada, de origem Turca, presas ao tornozelo),

Poncho e lenço no pescoço. Estado que foi colonizado por Italianos que se fixaram na região Serrana, e no nordeste do estado, e pelos alemãs que ocuparam a região do vale do rio dos Sinos, ao norte de Porte Alegre e os Portugueses que permaneceram no litoral.

Um pessoal que adorafestas, mas nunca deixam a responsabilidade de lado, as mulheres também vão para as lavouras ainda novas e não perdem a graça e charme..

E como dizem os gaúchos “um forte quebra costelas”.

CULTURAL

Naturais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com