TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Conclusão de Monografia

Por:   •  23/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.865 Palavras (8 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 8

1

Universidade Aberta do Brasil

[pic 1]

[pic 2]

Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Curso de Pós-Graduação em Especialização em Educação Tecnológica

Módulo1  Educação Tecnológica

Tutor: Nélson Mendes Cordeiro

Aluno: Luís Fernando Scherma Reis

Polo: Campo Grande – Rio de Janeiro

2015

1. Introdução

Nosso trabalho partir do grande interesse demonstrado pelo grupo foi definido com a orientação da nossa Professora Tutora Ignez da Conceição Ferreira Campos em: ”Disponibilizar um sistema de Educação a Distância que congregue docentes e discentes interessados nas disciplinas Orientação Monográfica I e II, com a finalidade de direcionar a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso”.

Tal foi nosso interesse que o grupo, e com orientação da discente  Rossana Marina de Seta Fisciletti, ocasionou  a compra de um domínio de site.

        Na divisão das tarefas do trabalho final de curso, coube-me: Gestão de Infraestrutura on line, sistema de tutoria aplicado,  polo presencial, orçamento: quanto custa montar EaD: gastos iniciais.

  1. Justificativa

Momento crucial na vida dos alunos dos últimos períodos de graduação e pós-graduação é o do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que, atendendo a diretrizes curriculares e a exigências legais se dá, via de regra, através da elaboração e apresentação de uma monografia como requisito para conclusão de curso e consequente obtenção do diploma de bacharel ou especialista.

O TCC,em muitos casos, pode se tornar uma tarefa árdua e desmotivadora, com a orientação presencial feita pelo professor indicado pela instituição que,com frequência, não consegue atender a demanda para esclarecimento das dúvidas que surgem nas fases de elaboração do projeto e monografia.

Sob o ponto de vista do orientador, trata-se de uma equação complicada atender seus orientandos com a qualidade desejada em horários rígidos disponibilizados para orientação e, via de regra, incompatíveis com as necessidades e interesses dos alunos. Nem sempre a Instituição de Ensino Superior (IES) oferece estrutura online que permita o tráfego otimizado de arquivos ou espaço virtual específico para disponibilizar materiais sistematizados destinados à elaboração do TCC.

Neste contexto, uma das premissas da pesquisa é trazer bases seguras para implantação da EaD, especialmente para implementação das disciplinas Orientação Monográfica I e II online, como suporte ao ensino presencial, especialmente voltada às IES que não possuem EaD implantada, facilitando e modernizando o processo de ensino e aprendizagem. Na lição de Sá Filho e Machado (2003), o maior diferencial que a internet traz para a Educação é o de “possibilitar novas opções de espaço e de tempo que antes não existiam na prática pedagógica”. Estrategicamente, para demonstração das vantagens dessa implantação e visando apoio online ao docente, será desenvolvido recurso educacional denominado PORTAL ORIENTAÇÃO, disponível em portalorientacao.com.br, ao qual os usuários, mediante cadastro gratuito, terão acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem(AVA) totalmente voltado para orientação monográfica, independentemente da IES que lecione.

Deste modo o estudo se justifica pela necessidade de implementação um modelo de EaD, voltado para área de metodologia da pesquisa científica. A pesquisa perpassará várias etapas: (i) análise dos requisitos para o desenvolvimento da EaD de acordo com os referenciais de qualidade do MEC e demais normas vigentes; (ii) planejamento de recursos humanos; (iii) instalação do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) na plataforma moodle; (iv) criação do polo de apoio; (v) implantação do laboratório denominado PORTAL ORIENTAÇÃO, com materiais didáticos: textos, vídeos e tutoriais. A pesquisa bibliográfica reunirá elementos para aplicação prática e sua culminância se dará através da implantação do PORTAL ORIENTAÇÃO – laboratório que pretende potencializar a orientação, troca de dados entre orientadores e orientandos e, ainda, se constituir em espaço virtual para que os bacharelandos experimentem os recursos disponibilizados no AVA, encontrando materiais dirigidos à fase do TCC de acordo com as normas da ABNT.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivo Geral

Disponibilizar um sistema de Educação a Distância que congregue docentes e discentes interessados nas disciplinas Orientação Monográfica I e II, com a finalidade de direcionar a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

1.2.2 Objetivos Específicos  

Observar os requisitos legais para implantação da modalidade a distância na Instituição de Ensino Superior, firmados nos referenciais de qualidade do MEC;

Organizar a gestão administrativa e de pessoal, para formação da equipe de trabalho multidisciplinar que atuará na EaD;

Implantar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)/plataforma Moodle;

Treinar a equipe docente para utilização do AVA;

Desenvolver o curso de extensão de curta duração denominado “Novos contornos da pesquisa acadêmica”, armazenando seu conteúdo pedagógico (materiais didáticos) no liame da plataforma;

Planejar a instalação do polo de apoio presencial, em infraestrutura da própria Instituição de ensino;

Investigar, a partir da coleta de dados, os resultados do curso de extensão, através das observações dos alunos, dos docentes e tutores, bem como o impacto da iniciativa na própria Instituição.

1.3 Metodologia

A pesquisa utilizou uma  abordagem eminentemente qualitativa, mas sem prescindir da utilização do método quantitativo. Foi trabalhado como um plano de ação visando a implantação da Educação a Distância (EaD) para ser aplicado por Instituição de Ensino Superior (IES) que esteja interessada no desenvolvimento da EaD.

Dentro de uma visão de utilidade da pesquisa e para restringir o espectro da investigação proposta, decidiu-se pela estruturação de um portal (site) para orientação de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), disponibilizado gratuitamente, denominado PORTAL ORIENTAÇÃO.  O portal foi alicerçado com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), totalmente voltado para Orientação Monográfica na modalidade EaD, tendo como público-alvo os alunos dos cursos de graduação, objetivando facilitar o encontro destes com seus orientadores e tornar dinâmico o processo de elaboração dos TCCs, ou seja, para dar suporte ao trabalho desenvolvido nas diversas IES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (292 Kb)   docx (120.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com