TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tudo Sobre Fotossíntese

Casos: Tudo Sobre Fotossíntese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 4

Tudo sobre fotossíntese

sobrevivência. Nas células vegetais há organelas chamadas de cloroplastos, que contém clorofila. Eles são responsáveis pela captação da energia luminosa, um dos fatores para que ocorra a fotossíntese. Nas folhas encontramos os estômatos, responsáveis pela captação de CO2, Todos os vegetais realizam a fotossíntese como meio de garantir nutrientes para sua também essencial para a fotossíntese.

Sua produção própria de alimento se dá através da realização da fotossíntese (processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia). Isto ocorre através da ação da clorofila existente em seus clorosplastos.

Introdução

O Reino Vegetal, conhecido cientificamente como Plantae, é formado por aproximadamente 300.000 espécies conhecidas, sendo que, entre elas, encontram-se muitos tipos de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc.

Composição

Os organismos que compõem este reino são em sua grande maioria autotróficos, ou seja, seres cuja organização celular conta com os cloroplastos (organelas especializadas na produção de matéria orgânica a partir de matéria inorgânica, incluindo a energia solar). Suas células possuem uma parede celular formada por celulose.

O reino Plantae, é composto por organismos capazes de produzirem o seu próprio alimento. Contudo, independente disso, eles possuem necessidades específicas de determinados nutrientes presentes somente no solo, como os sais minerais.

Fotossíntese

Sua produção própria de alimento se dá através da realização da fotossíntese (processo pelo qual as plantas absorvem energia solar para produzirem sua própria energia). Isto ocorre através da ação da clorofila existente em seus cloroplastos.

Plantas parasitas

Entretanto, há muitas espécies de plantas que não são capazes de produzir seu próprio alimento, por esta razão, elas agem de forma parasita, extraindo de outras plantas os nutrientes necessários para sua sobrevivência.

Importância das plantas

As plantas são extremamente importantes para a continuidade da vida em nosso planeta, sem elas, os demais seres vivos da cadeia alimentar não seriam capazes de obter a energia necessária para sua sobrevivência.

Elas são consideradas o primeiro elo da cadeia, pois sustentam todos os demais (animais, fungos, bactérias e protistas).

Você sabia?

Não fazem parte do Reino Plantae as algas castanhas, as algas vermelhas e vários organismos autotróficos unicelulares ou coloniais.

O Reino Plantae ou Vegetal, tem como componentes organismos eucariontes, pluriceulares, e autotróficos. Todas as plantas terrestres e algumas aquáticas fazem parte do Reino Plantae, arbustos, árvores, ervas, plantas microscópicas, flores, frutos, algas etc.

Eucariontes: São vegetais que possuem células eucariontes, ou seja, que tem núcleo envolvido por uma membrana nuclear, que o separa do citoplasma, e vários tipos de organelas.

Pluricelulares: Os vegetais são pluricelulares, pois são formados por um conjunto de células, e não somente uma, como as bactérias e os vírus.

Autotróficos: Produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, por isso são conhecidos como autotróficos.

Mas como em tudo há uma exceção, existem as plantas que dependem da seiva de outras para obter nutrientes, são as Plantas Parasitas.

A cadeia alimentar, é um sequência, um ciclo, onde os seres vivos servem de alimento à outros. E as plantas são a base da cadeia alimentar, são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com