TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Novo Milênio

Monografias: Um Novo Milênio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................3

1 UMA NOVA SOCIEDADE..................................................................4

1.1 SUPERANDO AS DIFERENÇAS SOCIAIS ...................................4

1.2 UM NOVO CONCEITO DE FAMÍLIA .............................................5

2 A TRAJETÓRIA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO......7

CONCLUSÃO ..................................................................................... 9

REFERÊNCIA .................................................................................... 10

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo demonstrar as atuais transformações que vem ocorrendo em nossa sociedade ao longo dos anos, demonstrar as mudanças ocorridas na estrutura da sociedade atual e revermos o longo processo das transformações.

Na passagem do século XX para o século XXI o que seria para alguns o temível “fim do mundo” de 1999, para outros seria apenas o começo de um novo milênio, o começo de uma nova era.

Já na primeira década do século XXI, se apresentaram diversas mudanças na estrutura da sociedade, a espécie humana não foi extinta no fim do século XX, mas muitos dos valores foram repensados. A estrutura familiar deixou de ter o pai e a mãe como papéis fundamentais e passaram a ter outras diversas formas de ser, parece que o “fim do mundo” de 1999, fez com que a sociedade repensasse em uma nova formula de ser feliz, aonde o ser feliz depende mais das ações do próprio indivíduo em questão do que o que os outros vão pensar.

A nova sociedade tende a aceitar cada individuo independente de suas diferenças, sejam essas religiosas, raça, cor, sexo ou até mesmo opção sexual, afinal todo individuo tem suas diferenças e nenhum deles pode ser menosprezado pela sociedade.

Mas apesar das mudanças que tem se apresentado desde o inicio do século XXI, que sem dúvida foram originadas ao longo dos séculos e que se processaram mais rapidamente após as duas Grandes Guerras, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, muitas outras mudanças ainda devem acontecer para que finalmente a sociedade atinja o tão sonhado patamar de igualdade, aonde brancos e negros, homens e mulheres possam finalmente exercer as mesmas funções e receberem a mesma quantia pelo trabalho realizado. As lutas da sociedade já tem feito com que muitas funções pague o mesmo salário a todos independente de cor ou sexo, mas ainda são raros os casos de se ter um negro ou uma mulher como presidente de uma empresa, ou mesmo exercendo o cargo de gerente. Mas ainda há esperança de que um dia independente de sexo, raça, cor ou religião todos sejam aceitos tanto na sociedade quanto no mercado de trabalho, e que tenham os mesmos direitos.

1. UMA NOVA SOCIEDADE

No decorrer do século XX, foram ocorrendo muitas mudanças que originariam em uma nova sociedade no século XXI, a população que no começo do séc. XX era na maioria rural, após o processo de industrialização passaram a disputarem uma vaga no mercado de trabalho. É notável que muitas mudanças se alastrassem pelo mundo no decorrer do século XX, marcado por duas grandes guerras, as quais fizeram com o que a sociedade rompesse com as velhas tradições e antigos costumes e se modernizassem o que fez com que o pensamento do individuo também evoluísse.

1.1 Superando as diferenças sociais

Tanto negros quanto mulheres vem lutando para superarem as diferenças sociais, essas diferenças que estão enraizadas na antiga estrutura da sociedade, aonde os negros eram escravos, e as mulheres submissas aos homens, quando solteiras aos pais e após o casamento aos maridos, os índices atuais vem mostrando que realmente as diferenças vem sendo superadas.

Mesmo que de maneira quase que imperceptível o preconceito ligado à cor ou ao sexo, que parecia uma muralha quase intransponível, vem sendo sobrepujado, e negros e mulheres vem conquistando o seu tão sonhado espaço no mercado de trabalho, mesmo que ainda que o preconceito em relação a cor ainda queira falar mais alto.

“É evidente a equiparação de empregos no mercado de trabalho entre homens e mulheres, ele é notado com muito mais eminência, quando relaciona à mulher negra. Esse preconceito tem suas raízes na escravidão, apesar de ter sido abolido há décadas, este cenário ainda esta presente nas relações sociais, no modo perspectivo de sentir e olhar, manifestado alguma parcela de pessoas. O preconceito contra a mulher negra sempre foi bem subterfugido, na mídia e sociedade causa nelas um abalo psicológico, perante a sua situação nas relações enquanto cidadã ou pessoa, principalmente mediante ao mercado de trabalho.” (Luiz, 2010)

Aos poucos os salários tendem a se igualarem, e as diferenças sociais vão sendo superadas, e esquecidas as questões a respeito da cor e de sexo, avanços que tem ocorrido em grande parte por causa dos movimentos feministas e movimentos contra o racismo.

Ao longo do século XX, tanto a mulher quanto o negro eram tratados como escórias da sociedade empregatícia, devido a insegurança e o preconceito que muitos empregadores sentiam em respeito a estes, a mulher representante do “sexo frágil”, e o negro herança de uma fase obscura do passado. Muitas das atividades atribuídas às mulheres era devido ao seu lado doce, e até materno, exemplo de cargos como enfermeiras, professoras, etc. Quanto aos negros eram encarregados dos serviços braçais, sobre forte vigilância, pois sempre eram suspeitos de pilhagens, ou de qualquer outra coisa errada. Mas principalmente após a década de 50 do século XX, a sociedade vem sofrendo muitas mudanças; e tantos os negros quanto às mulheres conseguiram conquistar muitos dos direitos que antes eram atribuídos apenas aos homens brancos. Era inevitável que as mulheres e negros chegassem ao poder, ninguém consegue impedir o progresso. Foi isso que aconteceu, os negros e as mulheres progrediram, e juntamente com eles a sociedade.

“No mercado, as mulheres ainda ocupam cargos inferiores em relação aos homens, isto se comprova através de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com