TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Família Contemporânea

Dissertações: Uma Família Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

EDIANE DE BRITO BATISTA

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Euclides da Cunha

2013

EDIANE DE BRITO BATISTA

UMA ANÁLISE DA FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA

Trabalho apresentado ao Curso (Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina, [Sociologia e Serviço Social, Ética, Política e Sociedade, Psicologia Social, FHTM, so Serviço Social II].

Prof. Adarly Rosana, Lisnéia Rampazzo, Márcia Bastos e Sergio Goes

Euclides da Cunha

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................1

DESENVOLVIMENTO.........................................................................................2

CONCLUSÃO......................................................................................................3

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO.......................................................................4

Introdução

Atualmente estamos emergidos, totalmente inseridos em uma sociedade onde transformações, bem como mudanças estão sendo constantes principalmente no que diz a respeito da “FAMÍLIA” em seu contexto social.

Quando falamos de família, temos de imediato uma imagem e resposta completa, clara sobre a mesma, sendo um conjunto de pessoas ou indivíduos do mesmo sangue composta por pai, mãe e filhos. Entretanto o pai neste sentido ocupa a função do “Chefe”, a chamada Família Tradicional ou Simples, mas devido as transformações sociológicas, econômicas, culturais e políticas esse conceito vem sendo modificado, dando – lhes origem ao surgimento de outros tipos de famílias predominantes em nossa sociedade, como a Família Contemporânea que vem se expandindo e tendo um amplo crescimento e desenvolvimento, através de questões sociais, sobretudo um dos fatores que vem tendo um destaque surpreendente é do gênero feminino.

O entendimento da Família Contemporânea é complexo, visto que para compreendermos é necessário permitir e socializar os avanços e tendências das diversas áreas, o Antes e o Depois.

Com base nesse tema, esse trabalho foi elaborado com o interesse de sistematizar o entendimento e fazer uma análise da família contemporânea, bem como as teorias, ideias da mesma, em seu convívio social, como também o papel no desenvolvimento dos tipos ou modelos de famílias e os seus vários aspectos e arranjos existentes em nossa sociedade.

Desenvolvimento

O estudo da família de hoje, se define como uma instituição que decorre ás mudanças sociais, ou transformações sociológicas. Porventura tanto a família muda, se transforma como toda a sua estrutura social, psíquica, física, psicológia e política. Para entendermos sobre a família contemporânea, precisamos, relembrar, resgatar todo o seu contexto social, voltando ao passado e compreender as modificações sociológicas bem como os papéis sociais de gêneros, feminino e masculino, parentesco, habitação e grupo e uma análise sobre os tipos de famílias existentes.

Os principais tipos de famílias presentes no século XXI.

Famílias Nucleares - considera o tipo mais comum, sendo composta pelo casal e seus filhos.

Famílias Monoparentais – é aquela composta de filhos e somente um dos genitores, pai ou mãe .

Famílias Reconstituídas – aquelas que são formadas por casais que trazem seus filhos do primeiro casamento.

Famílias Consensuais – casais que preferem morar juntos, sem formar ou formalizar união.

Famílias por Associação – composta por amigos que formam uma rede de parentesco, baseada na grande amizade.

Contudo, podemos perceber no que foi citado acima que a família, a sociedade, o mundo em que habitamos hoje, demonstra as suas formas, suas transformações em um palco de vida, onde as concepções estão cada vez mais se modificando.

Ao longo dos anos e do processo histórico, a estrutura e instituição familiar se modifica e ainda continua mudando dando origem aos diversos tipos de famílias e arranjos existentes em sociedade. Todavia para compreendermos esses modelos de famílias precisamos entender analisar os fatores e aspectos que contribuiram para tais transformações, bem como estudar a evolução das funções da família na sociedade e a evolução das suas estruturas, assim como a modificação das relações e dos papéis sociais no interior do grupo familiar.

Antes a autoridade total da família era o homem, a mulher era submissa a ser somente dona de casa e cuidar zelar pela educação dos filhos. Os casamentos aconteciam sob razões ou interesses familiares e não por laços afetivos e amorosos, sendo essencial a transmissão dos bens materias do patrimônio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com