TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unip Ti Unidade 1

Casos: Unip Ti Unidade 1. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  6.862 Visualizações

Página 1 de 6

Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

(Enade 2009, prova de Ciências Contábeis, questão 3). O Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2009, lançou campanha para o consumo consciente de sacolas plásticas, que já atingem, aproximadamente, o número alarmante de 12 bilhões por ano no Brasil. Veja o slogan dessa campanha:

O possível êxito dessa campanha ocorrerá porque

I. se cumprirá a meta de emissão zero de gás carbônico estabelecida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, revertendo o atual quadro de elevação das médias térmicas globais.

II. deixarão de ser empregados, na confecção de sacolas plásticas, materiais oxibiodegradáveis e os chamados bioplásticos que, sob certas condições de luz e de calor, se fragmentam.

III. serão adotadas, por parcela da sociedade brasileira, ações comprometidas com mudanças em seu modo de produção e de consumo, atendendo aos objetivos preconizados pela sustentabilidade.

IV. haverá redução tanto no quantitativo de sacolas plásticas descartadas indiscriminadamente no ambiente como também no tempo de decomposição de resíduos acumulados em lixões e aterros sanitários.

Estão CORRETAS somente as afirmativas

Resposta

Resposta Selecionada: e.

III e IV.

Resposta Correta: e.

III e IV.

Feedback da resposta:

O slogan diz respeito à promoção do consumo consciente e, portanto, envolve a sociedade em uma ação comprometida com o meio ambiente. A campanha implica na redução do número de sacolas plásticas utilizadas e na consequente redução de resíduos tóxicos agressivos ao ambiente.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

(Enade 2011, prova de Matemática, questão 3). Leia o texto que segue.

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso.

A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação.

De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

Resposta Correta: e.

Incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

Feedback da resposta:

O texto apresenta a cibercultura como uma forma de continuidade das ideias e dos valores iluministas.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Complete a frase abaixo:

A palavra ética é derivada do grego ______________. Segundo dicionários, é definida como a ciência da _________________. É algo intrínseco ao ser humano, ______________ da probabilidade e moralidade.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

“Ethikos”; moral; indissociável.

Resposta Correta: a.

“Ethikos”; moral; indissociável.

Feedback da resposta:

Habitualmente, ética e moral são termos empregados como sinônimos, sendo definidos como conjunto de regras de conduta obrigatórias. Essa sinonímia deve-se à origem dos termos: moral advém do latim, e ética, do grego. Duas culturas – grega e latina, nomeavam o campo da reflexão sobre os costumes, sua validade e legitimidade.

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Não faz parte dos princípios do hipertexto:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Organização: dos saberes de maneira fragmentada, em currículos sequenciais e lineares.

Resposta Correta: b.

Organização: dos saberes de maneira fragmentada, em currículos sequenciais e lineares.

Feedback da resposta:

O modelo hipertextual é de simultaneidade e não-linearidade. A organização não é aquela tradicional que expõe o texto em página de papel da esquerda para direita e de cima para baixo. O texto, no mundo virtual, é distribuído em links, e o leitor os percorre, construindo o texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com