TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - UNIP - TI

Artigo: PIM III - UNIP - TI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  6.998 Palavras (28 Páginas)  •  1.669 Visualizações

Página 1 de 28

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores em Tecnologia

Gestão da Tecnologia da Informação

ANELISE WAGNER

CONSULTING CONSULTORIA:

ESTUDO DE CASO A SOFTWARE DEVELOPER

SÃO PAULO

2010

ANELISE WAGNER

CONSULTING CONSULTORIA:

ESTUDO DE CASO A SOFTWARE DEVELOPER

Nome: Anelise Wagner

RA: 1021160

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre: 2º Semestre

SÃO PAULO

2010

RESUMO

Wagner, Anelise. Consulting Consultoria – Software Developer: um estudo de caso. São Paulo, 2010.20f. Projeto Integrado Multidisciplinar III – PIM III. Unip, 2010.

Este trabalho teve como objetivo a elaboração de uma consultoria definindo os aspectos para a empresa Software Developer. Ficou evidente a importância da consultoria junto às empresas como ferramenta de auxílio no processo gerencial, visando o desenvolvimento de vantagens competitivas, a fim de manterem-se no mercado e conseguirem estabilidade. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico, das principais tópicos e conceitos sobre o assunto, sendo que através do mesmo, foi possível analisar os aspectos da empresa. Assim, com base nos cenários atuais foi possível implementar melhorias aos processos da empresa, realizando um estudo de caso. Foram apontadas algumas sugestões e recomendações, com o intuito de ajudar nos processos junto à empresa, tais como: auxilio a administração, elaboração da estrutura física e organizacional, análise geral específico na área de TI. O estudo classifica-se como descritivo, com cunho qualitativo e de acordo com o procedimento técnico utilizado.

Palavras-chave: Análise Geral. Soluções.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

1.1 HISTÓRIO DA EMPRESA 5

1.2 ESTRUTURA FÍSICA 7

1.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ADMINISTRAÇÃO BANCO DE DADOS 8

2.1 ANÁLISE GERAL 11

2.2 SOLUÇÃO 11

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL 13

3.1 ANÁLISE GERAL 19

3.2 SOLUÇÃO 20

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA MATEMÁTICA APLICADA 21

4.1 DEMONSTRATIVO DE VALORES 21

5 CONCLUSÃO........................................................................................................ 22

REFERÊNCIAS 23

1 INTRODUÇÃO

As turbulências e incertezas do complexo mundo empresarial têm afetado profundamente o comportamento das organizações impondo-as a novos desafios, fazendo com que se adaptem rapidamente as mudanças do ambiente. O novo cenário competitivo do século XXI, caracterizado, principalmente pelos avanços tecnológicos, globalização e desregulamentação tem levado a um número cada vez maior de empresas a buscar novos mecanismos e técnicas que as ajudem no processo de gestão administrativa e tecnologia da informação, para obter um maior crescimento e desenvolvimento sustentável ao longo tempo.

Diante deste contexto, a consultoria vem assumindo um papel de suma importância para as empresas de pequeno e médio porte, pois é através dele que as organizações conseguem desenvolver suas vantagens competitivas, para assim poder competir em iguais condições com empresas de grande porte, obter resultados positivos para um maior crescimento, garantir sua permanência no mercado e conseguir estabilidade.

Na maioria das vezes, as empresas não realizam uma consultoria antes de dar início a suas atividades, inicialmente, só visam o lucro imediato, e logo depois todos seus investimentos transforma-se em dívidas e perdas de negócios. A consultoria é um instrumento imprescindível para que a organização possa se antecipar, e se preparar para superar desafios impostos pela economia bem como os cenários de mudanças e transformações econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o ambiente dos negócios, orientando-as para que seja possível alcançar seus objetivos, garantindo a estabilização dos recursos e das competências da organização, visando aproveitar as melhores oportunidades encontradas no ambiente.

A elaboração da consultoria é de fundamental importância, pois ele dá o “rumo” à organização, ou seja, direciona o caminho a ser seguido pela empresa, definindo os objetivos e verificando os pontos a serem melhorados. Com isto, a consultoria se torna crucial para que através dele, a empresa possa definir os investimentos que terá de fazer para amparar seu plano de crescimento, também servirá como auxilio no estabelecimento das competências essenciais que a empresa deverá ter para se tornar a empresa que quer ser nos próximos anos.

1. Histório da empresa

A microempresa paulista Software Developer nasceu com a intenção de levar soluções para seus clientes. O início foi em 2007 com sete profissionais, Francisco Galvão diretor da empresa, João Maya Gestor de TI, Renato Silveira DBA (Administrador de Banco de dados), Vagner Rocha Analista de Sistemas, Jose da Silva programador, Valetim Nunes e Carlos Licker como vendedores. Naquela época, a empresa tinha como seu principal objetivo a comercialização de softwares bancários. No primeiro ano de funcionamento também se iniciou o desenvolvimento do primeiro software para gestão bancária, eram os passos iniciais para um futuro promissor. Mas também desenvolviam softwares para gestão comercial.

O ano seguinte foi o ponto de partida para estréia do programa de gerenciamento bancário no mercado. Vendedores buscavam clientes através da visita pessoal nos estabelecimentos bancários. O software

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com