TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade E Ciencia

Artigo: Universidade E Ciencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 4

Segundo Meurer (2010), o discurso é o conjunto de afirmações que, articuladas através da linguagem, expressam os valores e significados das diferentes instituições; o texto é a realização linguística na qual se manifesta o discurso. Enquanto o texto é uma entidade física, a produção linguística de um ou mais indivíduos, o discurso é o conjunto de princípios, valores e significados 'por trás' do texto. Todo discurso é investido de ideologias, isto é, maneiras específicas de conceber a realidade.

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198463982010000200012>.

Data de acesso: 06/10/2014.

Com base nessas informações, leia o texto a seguir e responda: Qual(is) discurso(s) permeia(m) essa charge? Justifique sua resposta de forma argumentativa.

Obs. Sua resposta deve ter em torno de 7 a 10 linhas.

Disponível em: < https://www.google.com.br/search?q=tiras+do+hagar&tbm>. Acesso: 02/02/2015

Resposta

Questão 2 (4,0 pontos)

Na leitura de textos, além de decodificar, construímos significados a partir do que lemos. Nessa construção de significados, levamos em consideração aquilo que não está dito do texto, mas quer dizer, ou seja, tudo que está nas “entrelinhas”. Para que haja essa construção de sentidos, é necessário que se façam inferências, isto é, que sejam lidas as informações que ficam implícitas no texto. Essas informações implícitas são denominadas de pressupostos e subentendidos. Assim, faça a leitura das informações implícitas nos textos abaixo, indicando pelo menos um pressuposto e um subentendido:

Obs. Sua resposta deve ter entre 4 a 5 linhas.

Texto 1

Disponível em: <https://www.google.com.br/search?q=charges&espv> data de acesso: 23/09/2014

Texto 2

Os subentendidos seriam as mensagens escondidas. Devem ser deduzidas pelo leitor/interlocutor e, justamente por essa ideia de dedução, podem não ser verdadeiras. O locutor/autor pode utilizar o subentendido para dizer algo que parece não estar dizendo, e a interpretação, inferência é de total responsabilidade do leitor/ouvinte o que nos mostra no texto 1. No texto 2 a idéia é expressa de maneira implícita, mas pode ser compreendida logicamente a partir do significado de algumas palavras.

Questão 3 (2,5 pontos)

A pesquisa científica pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistemáticos, com base no raciocínio lógico, cujo objetivo é encontrar soluções para problemas propostos e, para isso, a utilização de métodos científicos. Então, faz-se necessário um planejamento da pesquisa, para determinar o caminho a ser percorrido na investigação do objeto de estudo.

Se for classificada de acordo com o nível de profundidade do estudo ou objetivos, há três grandes grupos: pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa. Quanto à abordagem, a pesquisa pode ser quantitativa ou qualitativa. Ainda, devem ser consideradas as variáveis.

Com base nesse texto, leia o resumo a seguir:

PREVALÊNCIA DE DISTÚRBIOS DA COMPOSIÇÃO CORPORAL EM ESCOLARES DE RIO NEGRO-PR

Luciene Martins Schultz

RESUMO

Este artigo teve como objetivo analisar a prevalência de sobrepeso e obesidade dos escolares de 9 a 10 anos das escolas municipais urbanas do município de Rio Negro – PR. A amostra foi constituída de 212 escolares, sendo 95 meninos e 117 meninas. Para determinar os padrões de Índice de Massa Corporal (IMC), percentual de gordura (%G) e distribuição da gordura corporal, foram mensurados os dados antropométricos: massa corporal, estatura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com