TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia do trabalho cientifíco universidade, ciência e formação acadêmica

Artigo: Metodologia do trabalho cientifíco universidade, ciência e formação acadêmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  Artigo  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 4

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFÍCO

UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E FORMAÇÃO ACADÊMICA

Com o ingresso na universidade, implica uma mudança significativa na forma como professores e alunos devem conduzir os processos de ensino e aprendizagem. O ensino superior tem como meta atingir três objetivos são: ensino, pesquisa e extensão, que são indiscutivelmente articulados entre si. O primeiro objetivo é o da formação de profissionais das diferentes áreas aplicadas , o segundo objetivo é o da formação mediante a disponibilização dos métodos e conteúdos de conhecimento das diversas especialidades do conhecimento e o terceiro objetivo é aquele referente à formação do cidadão, pelo estímulo de uma tomada de consciência, por parte do estudante, do sentido de sua existência histórica, pessoal e social. No entanto a formação universitária passou a focar-se apenas na transmissão de habilidades técnicas, sem a necessidade de pratica-las na sociedade e formar cidadãos, trata-se de despertar noestudante uma conciência social,a se propor atingir esses objetivos, a educação expressa contribuição pra o aprimoramento davida humana em sociedade. É a própria dignidade humana que exige que se garanta a todos eles o compartilhar dos bens naturais ,dos bens sociais e dos bens culturais. Na universidade , ensino, pesquisa e extensão se articulam,mas a partir da pesquisa só se aprende, só se ensina, pesquisando, só se presta serviços à comunidade,se táis serviços nasceram ou nutrirem da pesquisa.

O conhecimento se dar através da construção do objeto que se conhece , mediante nossa capacidade , de nossas experiências , significar conhecer ,mas contruir o objeto significar pesquisar. Aqui conhecimento deve ser adquirido não através de seus produtos e sim de seus processos,a atividade de pesquisa se torna elemento fundamental ao processo de ensino e aprendizagem.O ensino e aprendizagem só serão motivadores de seu processo de pesquisa mediante conhecimento de seu objeto ,as modalidades de atividades de iniciação ao procedimento científico ,envolvendo os estudantes em práticas de construção de conhecimento, mediante de participação em projeto de investigação .Além da contribuição de seus conteúdos,exercutar estes trabalhos e particar a pesquisa e vivenciar a forma de aprender.Só se conhece construindo o saber ,ou seja , praticando e significação dos objetos.Não se trata de se apropriar e de armazenar produtos, mas de aprender processos,o que conta não é mais a capacidade de decorar e memorizar milhares de dados,fatos e noções mas a capacidade de entender, refletir e analisar os dados,os fatos e noções.O conhecimento é o elemento fundamental da construção de um ser humano ,pois através do conhecimento ele se vincula a inúmeras esferas da sociedade .Na verdade temos que ter uma política de pesquisa na qual possam ser elaborados e desenvolvidos planos, projetos de pesquisa.

Hoje a atuação profissional em qualquer setor de produção econômica ,exige capacidade de resolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com