TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VILA E DURHEIM

Relatório de pesquisa: VILA E DURHEIM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Espírito Santo

Disciplina: Sociologia da Educação

Prof. (a):Rafaela Franzan

Aluno: Gabriel Silva Bispo

Curso: Física licenciatura noturno sala 3

FICHAMENTO

M. NIGHT SHYAMALAN: A VILA (EUA, 2004)

RESUMO

A VILA E DURKHEIM

E se pudéssemos começar tudo de novo? Ter uma nova chance? Tentar mudar o mundo, mesmo que em um espaço tão delimitado? O filme A Vila nos traz essa possível realidade, tomada a partir do sofrimento de membros que fizeram um juramento pelo bem maior, membros estes denominados Os Anciões.

Segundo Durkheim Reino Moral seria o lugar onde se processariam justamente os "fenômenos morais", e seria composto por ambientes constituídos pelas ideias ou ideais coletivos.

A vila é este ambiente, onde por decisão das pessoas mais velhas, eles ali morariam e viveriam em um ambiente onde nenhum mal exterior a ele ali entraria, dessa maneira os jovens poderiam desfrutar de uma inocência, de um prazer que eles não tiveram a chance de viver em sua juventude.

Durkheim também define Fatos socais como sendo os modos de agir que exercem sobre o indivíduo uma coerção própria, independente das manifestações próprias que possam ter.

O filme traz isso, as pessoas têm modos de agir pré-definidos, como se esconder quando “aqueles que não mencionamos’’ aparecem ou sempre esconder, destruir tudo relacionado “à cor ruim’’, ou o principal fator, não tentar ir às cidades ou passar pela floresta por ter um mal lá, algo que machucariam a qualquer um que tentassem passar por lá.

Dentro da perspectiva sociológica durkheimiana, a existência de uma sociedade só é possível a partir de um determinado grau de consenso entre seus membros constituintes: os indivíduos. Segundo Durkheim, esse consenso se assenta em diferentes tipos de solidariedades sociais.

Entre essas solidariedades temos a mecânica presente em sociedades primitivas ou arcaicas, onde indivíduos partilham dos mesmos valores e noções.

A cinematografia traz uma sociedade arcaica causada pelo isolamento de todos a tudo, onde não há remédios e a única solução apresentada inicialmente pelo médico seria rezar pelo personagem Lúcios que havera de ser esfaqueado por Noam.

Além disso numa comunidade tão pequena o uso de uma única religião, o medo das pessoas pelas criaturas, constitui essa sociedade mecânica, dita como arcaica por Durkheim.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com