TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão Do Texto:Discutindo Exclusão Social,concernente A Relação Entre A Exclusão Social E O Estado Neoliberal.

Casos: Visão Do Texto:Discutindo Exclusão Social,concernente A Relação Entre A Exclusão Social E O Estado Neoliberal.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 3

Visão do Texto:Discutindo Exclusão Social,concernente a relação entre a Exclusão Social e o estado neoliberal.

A nova questão social, trata-se do mesmo problema capitalista, apenas em outro momento histórico.Busca ilusória de um novo status acadêmico da "exclusão social", como se fosse uma problemática nova.Segundo Paugam, exclusão retrata a angústia de numerosos segmentos da população, “inquietos diante do risco de se ver um dia presos na espiral da precariedade”,acompanhando “o sentimento quase generalizado de uma degradação da coesão social”.

Paugam ainda classifica a pobreza em 3 patamares:Pobreza integrada,onde seu nível de pobreza é baixo, mas permanece fortemente integrada em seus espaços sociais organizados em torno da família e do bairro onde mora.

Pobreza marginal que é a interseção entre pobreza tradicional e exclusão social.

Pobreza desqualificante ,no qual ressalta a exclusão como ela é, tornam-se cada vez mais numerosos, alijados da esfera produtiva e dependente das esferas sociais tem o sentimento de inutilidade social.

A exclusão,nos remete a ter preocupações com: Precariedade do emprego, ausência de qualificação suficiente, desocupação, incerteza no futuro,privação material, degradação moral e dessocialização,desilusão do progresso

Trata-se a exclusão social com propostas paliativas, tipicamente assistencialistas.

A tradição brasileira é de fazer política social que não perturbe a estrutura social vigente.

Assinalam que a exclusão existe, pelos motivos:

Destruição da coesão do grupo na sociedade, perda do senso de pertença, dando a entender que tais populações experimentariam o sentimento de abandono por parte de todos, acompanhado da incapacidade de reagir.

As situações compreendidas pelo termo são múltiplas e distintas: moradores de favelas, trabalhadores sem-terra, desempregados mesmo que oriundos da classe média, idosos, mendigos e outros são considerados como excluídos, para outros diferentes. Vários autores concordam que o termo exclusão é vago e impreciso.

Para alguns, esta afirmativa é uma ressalva que não impede que o termo seja utilizado Para outros, o termo deve ser descartado e substituído por um ou mais conceitos mais precisos e pertinentes. Mas mesmo alguns desses autores que condenam o conceito da exclusão social acabam por utilizar o termo que criticam ou por criar novas categorias para situar a mesma temática de forma muito semelhante ao que critica.

O tema ganha complexidade teórica na medida em que não é apenas uma nova forma de se referir à velha pobreza, mas sugere mudanças no fenômeno da pobreza urbana e está ligado, em vários autores, à discussão sobre a crise de um certo modelo de sociedade – que pode ser a sociedade salarial ou mesmo a sociedade centrada no trabalho. A pesquisa da pobreza continua crescendo, bem como a própria pobreza, pelo menos em sua face relativa (concentração da renda), o que denota uma distância enorme entre o conhecimento da pobreza e seu combate.Marx considera a marginalidade como uma realidade estrutural ligada as contradições do modo de produção capitalista.

No mundo moderno entra em cena os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com