TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisas Acadêmicas: . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  2.468 Palavras (10 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 10

Disciplina: Fundamentos das Políticas Públicas Sociais.

Rio Grande, 14 de Setembro de 2012.

Sumário

1-Introdução.....................................................................................3

2. O Serviço Social e suas práticas juntos as Políticas Sociais............4

2.1-Políticas.....................................................................................4

3-Políticas Sociais............................................................................5

4-Gandhi...........................................................................................6

5-Constituição de 1888..................................................................7-8

6- Conclusão.................................................................................9-10

7- Bibliografia..............................................................................10-11

Introdução

Realizamos o referido trabalho através das pesquisas com o objetivo de favorecer uma melhor percepção do Assistente Social junto as Políticas Sociais, tivemos por base alguns artigos científicos, como consequência a produção de um relatório final frisando de maneira teórica e crítica, a criação do Serviço Social e em sua prática as Políticas Sociais.

Procuramos resgatar o aspecto histórico da construção das Políticas Sociais no Brasil, que como reflexo o contexto do capitalismo e aborda aspectos relevantes da constituição federal de 1988, além de expor características fundamentais da realidade social do Brasil.

“A não violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas, com a graça de Deus, até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar, se assim queremos”.

(Mohandas K. Gandhi 1869-1948)

1-O Serviço Social e suas práticas juntos as Políticas Sociais.

1.2- O que é Política?

A política estabelece normas a serem cumpridas dentre as quais sejam eficazes as necessidades sociais básicas de um população, sendo garantidas por suas ações, melhores condições de vida e cidadania como saúde, moradia, educação, alimentação, segurança ...

Estabelece princípios fundamentais no exercício de um governo com a função de conduzir bem a administração de seu Estado no cumprimento de suas leis para com a sociedade.

É o ato de governar, de administrar, de cuidar das instituições públicas, ou seja, do Estado. O dinheiro do povo destinado aos impostos é exatamente para que cada cidadão possa viver bem e deve ser direcionado as necessidades básicas de todos, como por exemplo: para construção de escolas, creches, universidades, hospitais, estradas públicas, professores para ensinar as crianças, os jovens e médicos para cuidar da saúde pública.

Para o educador, o clima cultural, se estabelece com a nova estrutura econômica que se forma, exige uma nova consciência do povo, que seja capaz de refletir sobre si mesmo, sobre seu tempo e suas responsabilidades. Todo esse comprometimento pode ocorrer devido a uma educação que se fundamente nas inovações e que sejam capaz de desmitificar o pensamento humano e traze-lo ao estado racional para que se tenha a consciência de uma sociedade onde se formam homens que tenham uma visão crítica e que sejam de fato participantes.

O papel do Educador Social se define pelo seu desempenho, o que dele se espera, do que ele e é capaz de fazer no quadro das competências, naquilo em que se preparou segundo as respostas emergentes aos desafios laborais.

Através das competências instrumentais se prepara para saber utilizar metodologias, técnicas e estratégias de intervenção específicas, com a capacidade para produzir conhecimento científico na área de sua especialidade, tomando conhecimento das funções, dos equipamentos, instituições e serviços sociais, sabendo utilizar redes sociais de apoio, possuindo uma cultura geral vasta.

Precisa ser neutro, aceitando e valorizando a diferença, os conflitos, favorecendo a integração grupal, pensando por último de uma forma crítica e reflexiva. Necessita de ser um profissional com elevado grau de criatividade, de autonomia, de segurança, de atenção às problemáticas sociais e com capacidade de integrar saberes resultantes de uma atitude atenta e aberta às aprendizagens.

Para o assistente social, a política, é o meio pelo qual o profissional da área pode atuar de forma que possa prestar serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades que buscam apoio para desenvolver sua autonomia, cidadania nos direitos sociais e humanos, com objetivos socioeducativo, inserindo cada individuo nos programas de políticas públicas, pretendendo responder às demandas dos usuários dos serviços prestados, e garantir o acesso aos direitos assegurados na Constituição Federal de 1988 e na legislação complementar.

2-Políticas Sociais

As políticas sociais são formas de relação de processos políticos econômicos, constituindo mecanismos de reprodução da força de trabalho das quais essas relações sociais de exploração são produto da sociedade capitalista. Assim as mesmas compreendem não só a reprodução da força de trabalho diretamente ligada à produção, mas também daquela que esta excluída do processo produtivo, como as crianças e os velhos.

São formas de intervenções e regulamentação do Estado nas expressões da questão social, envolvendo o poder de pressão a mobilização dos movimentos sociais, com perspectiva de mobilizar as demandas e necessidades dos cidadãos para que ganhem visibilidade e reconhecimento público.

Advém das contradições as sociedades capitalistas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com