TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

É, Gonzaguinha

Artigos Científicos: É, Gonzaguinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  158 Visualizações

No contexto da história do Brasil ao longo dos últimos 30 anos, é comum encontrarmos algo que se refira aos grandes momentos de luta e manifestações populares que acorreram no Brasil como meios de transformar o modo de governo antes autoritário em democrático.

Além da influencia direta nas decisões politicas, por meio de conselhos estruturados, a democracia permitiu outros mecanismo de participação popular, como é o exemplo dos referendos, plebiscitos e ação popular, conforme a constituição federal nomeia de soberania popular.

A democracia por significar na etimologia da palavra – O governo do Povo se apresenta também através da liberdade que a população em geral tem de poder comentar, discutir, sugerir novas alternativas de uso e aplicação de lei, recursos financeiros, dentre outros. Nota-se com frequência a interferência positiva das manifestações culturais que cantam músicas com letras que estimulam, provocam, e expressam a vontade da população.

Fato observado neste âmbito das lutas populares é como os indivíduos mais engajados nas politicas populares influenciam os demais indivíduos menos comprometidos com as causas sociais e quase sempre é comum surgir entre um líder comunitário e outro, um futuro candidato á determinado cargo politico.

Por fim, dizer que o processo democrático no Brasil é algo que envolve e interessa a toda a nação seria algo utópico, haja vista a má qualidade da educação brasileira que ainda não prepara o futuro cidadão, as crianças e os adolescentes que ainda não votam, para exercerem de modo espontâneo e critico as sua expressão cidadã.

...