TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сaracterística do presidencialismo

Artigo: Сaracterística do presidencialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  177 Visualizações

Bibliografia

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/5-habilidades-essenciais-de-um-bom-lider?page=2

AULA-TEMA 2: TEORIA GERAL DO ESTADO

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

1º característica do presidencialismo – devemos levar em consideração o voto popular direto para eleger o chefe do poder executivo que é o Presidente da Republica e esse contato através das eleições e do voto cria uma relação de confiança. Em relação às eleições vence o candidato que tiver mais votos validos, quando o presidente ganha ele e seu vice são eleitos e assumem o cargo sempre no dia primeiro de janeiro, por quatro anos. Substituição temporária do cargo vago caso o presidente e o vice não assumam e o mesmo for declarado vago quem assume é o presidente da câmara dos deputados que representa o povo, terceiro substituto e o presidente do senado federal quart e o presidente do stf e os 11 ministros do supremo precisam ser brasileiro natos, pois a função do supremo é ser o guardião da constituição.

2ª Característica do presidencialismo – O presidente da República acumula duas chefias a de Estado que ele não partilha somente uma pessoa comanda o mesmo, ele é o comandante maior das forças armadas, responsável por fazer tratados internacionais e declarar guerra ou não e Governo que ele divide com o Governador ele é responsável pela administração publica federal com o auxilio dos ministros de estado

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com