TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Сulto positivo

Resenha: Сulto positivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  Resenha  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Explicar de que forma se dá, através do Ascetismo, a transição do culto negativo ao culto positivo. Para tanto, caso seja necessário, teça comentários sobre cultos negativos, sistemas de privações (em ambos os cultos), a dor nos ascetas, etc. Em suma: o culto negativo como ferramentas ao asceta e o ascetismo como elemento essencial da vida religiosa.

Toda religião tem suas interdições e sacrifícios para alcançar a santidade, com isso, necessita-se de uma transição, em que o fiel abandona seus costumes e práticas profanas (mundanas). Transição essa chamada de ascetismo, que é utilizada como ferramenta do asceta.

Assim, a introdução ao mundo sagrado apresenta um duplo aspecto: o positivo e o negativo. Certamente, na realidade, as duas espécies de ritos que assim determinamos estão intimamente associadas, onde, um supõe o outro. Mas não deixam de ser diferentes e, ainda que fosse apenas para compreender suas relações, é necessário distingui-las.

O culto negativo é um conjunto de ritos que tem por objeto realizar esse estado de separação do que é essencial, ou seja, tem como função evitar misturas e aproximações indevidas entre o sagrado e o profano. Esse culto não prescreve ao fiel que cumpra ações efetivas, porém se limita a proibir-lhe certas maneiras de agir. Esse comportamento não pode se desenvolver sem que o faça sofrer. A dor é uma condição necessária dele, pois foi visto nela um estado de graça que é preciso buscar e suscitar, mesmo artificialmente, por causa dos poderes e privilégios que confere tanto quanto os sistemas de privações, dos quais ela é o acompanhamento natural. Chama-se de negativo devido ao sofrimento que ele passa, porém, muitas das vezes, tem resultado positivo.

E a dor nos ascetas serve, de modo geral, para purificá-los e, para isso, pode se empregar jejuns, vigílias, voto de silêncio, entre outros. A formação de um fiel em um puro asceta (santidade) é progressiva e gradual e nela está contida uma transição do culto negativo para o positivo.

O culto positivo tem função final de desenvolver a pureza (sagrado) e a fé do fiel, para assim, elevá-lo ao patamar de “puro asceta”. Portanto, só é possível chegar ao ápice da religiosidade se o homem for à renúncia, à abdicação, ao desprendimento de si e, consequentemente, ao sofrimento, que são essas práticas do culto negativo. As práticas do culto positivo são principalmente: unções, purificações e bênçãos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com