TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos positivos da gestão da APSEN Farmacêutica

Trabalho acadêmico: Aspectos positivos da gestão da APSEN Farmacêutica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  3.480 Palavras (14 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 14

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

. Introdução

Citando APSEN Farmacêutica paralelamente estamos falando em pessoas, a gestão da APSEN trabalha em prol de realizar sonhos, transformar vidas, manter um ambiente feliz entre outros que ao longo deste texto poderemos ver detalhadamente de que maneira eles conseguem obter lucros por conseqüência de ‘’gerenciar com amor’’.

É intrigante uma empresa que em quatro anos consecutivos é uma das 150 melhores empresas do Brasil para trabalhar premiada com o ‘’ Great Place to Work’’ em parceria com revistas como Exame, Você S.A. e Época, a base para escolha das vencedoras é uma pesquisa sobre o clima organizacional abordando Confiança, Orgulho e Camaradagem, respondida de forma confidencial pelos funcionários da empresa, que mede o nível de satisfação com colegas, chefes e a empresa e também uma equipe de consultores visita às empresas e faz entrevistas para avaliar as praticas de RH. Além desse prêmio a APSEN foi eleita ‘’ Uma das 50 melhores empresas do Brasil para a mulher trabalhar’’ e ‘’Uma das 50 melhores empresas do Brasil para o executivo trabalhar’’ e em 2005 ela alcançou o melhor resultado na pesquisa, dentre as 18 indústrias farmacêuticas que participaram desta edição. Esses prêmios todos estão ligados com o conceito de pessoas que se sentem realizadas de trabalhar em uma empresa com o perfil como o da APSEN.

E tudo isso está ligado diretamente a que? Conhecendo um pouco mais os

métodos que o setor de Recursos Humanos da APSEN Farmacêutica aborda apoiado pela gerência entenderemos o motivo do sucesso dessa empresa.

Segundo Floriano Serra, diretor de Recursos Humanos, a gestão de Renato Spallicci presidente da empresa é uma ‘’Gestão do bem’’ onde não há a menor hesitação em admitir que administramos o negócio com o coração acima da razão, onde a felicidade e o bem estar do colaborador e sua família está acima do lucro, pois sabemos que um é conseqüência do outro.

Se ligarmos esses métodos as teorias administrativas encontraremos neles principalmente a teoria comportamental e das relações humanas que afirmava que a eficiência do trabalhador se dá não pela sua competência física, mas sim, por sua integração com o grupo, bem estar no ambiente profissional, e que o comportamento do indivíduo age da maneira que corresponde seu ambiente a seguir veremos evidenciadas essas teorias ao aprofundarmos nosso estudo em relação à APSEN.

1. . Aspectos positivos da gestão da APSEN Farmacêutica

O grande diferencial da APSEN é valorizar nas pessoas o que a maioria das outras pessoas e empresas não consegue ver, um exemplo disso é a história do Tatu, que tem 53 anos e era catador de papelão há 17 anos, analfabeto e sem documentos, e em 2004 a APSEN implantou o PAR (Programa APSEN Recicla) que tem por objetivo reciclagem de papelões. Preocupado com o prejuízo que o programa causaria para Tatu, Renato Spallicci o contratou como funcionário

para trabalhar na faxina e manter bonitos os jardins e ruas da APSEN. Para alcançar as condições mínimas para viabilizar a contratação foi disponibilizado um colaborador da área de RH para ajudá-lo com o tramites burocráticos para admissão, Carolina Alves, Analista de RH o acompanhou a um Poupa – Tempo para tirar a documentação, e o levou para o exame médico adicional o qual foi reprovado devido às péssimas condições de vida assim sendo ela o levou ao Departamento de Pesquisa & Desenvolvimento da empresa onde ele foi examinado pelo Dr.Carlos Paris o qual fez uma série de orientações medicas, também o levou várias vezes ao banco para aprender usar cartão eletrônico e tomar cuidados básicos para não ser enganado ou ser assaltado e Rosangela, Ouvidora da empresa, que é pedagoga pediu permissão para alfabetizar o Tatu depois do expediente com essa história podemos ver uma transformação de vida na verdade uma nova vida, pois que perspectiva teria uma pessoa que vivia nas condições do Tatu e agora aos 53 anos aprendeu a ser cidadão e tem esperança para o futuro graças a APSEN que conseguiu enxergar nele muito mais do que um catador de rua e sim uma pessoa com grande potencial de aprendizagem que serviria de exemplo de superação para o resto do grupo e percebemos que a APSEN não faz distinção de pessoas porque o Tatu além de todas suas adversidades tinha 53 anos e a empresa não vê dificuldades de contratar pessoas numa faixa etária que o mercado geralmente rejeita.

A APSEN criou o ‘’Programa Terceira Idade’’ que tem por objetivo trazer o idoso de volta a ativa o programa selecionou pessoas com mais de 65 anos e atualmente 31 dos colaboradores da empresa têm mais de 50 anos e 16 destes possuem entre 56 e 71 anos esses candidatos são selecionados através dos mesmos processos aos demais funcionários e a política de salários abordada é a mesma aos demais a empresa também conta com programas especiais e um deles é a ‘’Semana Gorda’’ que todos os funcionários com mais de 60 anos têm direito a uma semana de folga por ano sem necessidade de compensação dos dias não trabalhados esse benefício é uma referência à ‘’Sexta-feira Gorda’’, no qual todos os funcionários são dispensados do trabalho após o almoço, na primeira sexta-feira seguinte à do mês em que os resultados de vendas foram alcançados.

Encontramos outro benefício da APSEN na história da Tatiana Higa, Supervisora do CAC (Centro de Atendimento ao Cliente), ela começou a trabalhar na empresa em 2000 em um momento difícil de sua vida quando teve que sair da empresa em que estagiava, e estava na reta final de sua vida acadêmica precisava do emprego para custear seus estudos no curso de Farmácia. A empresa a efetivou e em dois meses eles assumiram 50% da mensalidade de sua faculdade pelo programa ‘’ Subsídio para formação acadêmica’’, o qual visa qualificar colaboradores que estejam cursando formação técnica ou superior que agregue conhecimentos e habilidades às suas atividades

profissionais há ainda subsídio para cursos de idiomas. E o grande desafio de Higa era estruturar todo o Centro de Atendimento que no inicio os recursos eram pequenos recebia uma média de 724 atendimentos/ano. Atualmente atende em média 25.000 atendimentos/ano e também atende três sites da empresa.

Além de conceder a todos seus colaboradores efetivos, todos os benefícios estabelecidos pela Lei e pela Convenção de Categoria ela possui uma série de programas especiais alguns já comentados, muitos dos quais não são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com