TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESCRIÇÃO DAS DEFINIÇÕES DE GLOBALIZAÇÃO

Por:   •  25/11/2016  •  Dissertação  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: SARA PRISCILA DIAS DOS REIS
RA: 8403991803

Atividade de Autodesenvolvimento

 

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

 

              DESCRIÇÃO DAS DEFINIÇÕES DE GLOBALIZAÇÃO 

A globalização trata-se de um processo econômico e social, que estabelecendo uma integração de países e pessoas ao redor de todo o mundo. Na junção de suas culturas, de seus investimentos financeiros, ideias e tudo o que de melhor cada um pode ter e oferecer, afim de uma melhora e evolução na vida de todos os que participam ou que vivenciam este processo. Mediante aos avanços na tecnologia, tudo o que destacado é, passa a ser beneficio para todos. Segundo os Historiadores, esse processo de nome Globalização, teve seu começo nos séculos XV e XVI, com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Contudo, somente em 1970, o neoliberalismo ganhando força, fez com que impulsionasse o processo de "globalização econômica. 
Também, através deste mesmo processo as pessoas passam a ser interligadas, já não existindo uma distância de fato, para, por exemplo, uma pessoa que está no Japão e outra que está no Brasil. Por meio dos avanços tecnológicos, hoje em dia pode-se ligar um computador ou até mesmo um aparelho celular com internet e logo haverá comunicação entre ambas. De certa forma a Globalização é uma maneira de juntar as pessoas, culturas, finanças e troca de ideias para uma melhora na forma de viver de cada ser humano ao redor do globo. Com o passar do tempo, a mão de obra especializada para criação de aparelhos e produtos foi subdividida em setores, com isso a forma de contratação desses funcionários, foi terceirizada. 
 
DEFINIÇÃO DE OUTSOURCING  
 
O termo vem do idioma inglês 
Outsourcing, a palavra "out" significa "fora", e "source" significa "fonte", ou seja, a expressão remete para uma fonte que está no exterior. Em outra forma de explicar, utiliza-se material de um determinado local (país, região) para produção do produto, porém com a mão obra de outro lugar (região/país), terceirizando assim a produção. Isso aplica maior visibilidade nos custos e rentabilizada a produção, colocando mais recursos humanos e tecnologia à favor da empresa. 

ESTUDO DE CASO 
 
 A Adidas AG é uma empresa alemã de equipamentos desportivos, criada pelos irmãos Adolf e Rudolf Daasler em 1920, inicialmente eram produzidos totalmente em seu país de origem, porém com o passar do tempo, por problemas e atritos familiares, entre os dois irmãos, houve a separação da empresa, um dos irmãos criou a Puma(outra famosa marca de produtos desportivos) e a Adidas AG passou a ser difundida entre outros países, que entraram na confecção dos produtos, terceirizando assim a manufatura e distribuição dos mesmos. Seus produtos são feitos também em países da Ásia, nos EUA e na França, o que abrange o conhecimento da marca e muito mais pessoas foram beneficiadas, seja pelos empregos, que muitos puderam conquistar, ou pelo capital dispobilizado e investido, da marca, em cada um dos locais onde a empresa tem suas terceirizações e filiais, onde confeccionam, fabricam e mantem a venda de seus produtos. 
Atualmente, a Adidas é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo. Na Europa, a Adidas é a segunda colocada, atrás da americana Nike. No entanto, é a maior distribuidora de equipamentos esportivos para o 
futebol, apesar dos grandes investimentos que a Nike tem feito desde que entrou neste mercado, na última década. A empresa distribui os uniformes das principais seleções do mundo, como a ArgentinaEspanha e Alemanha, atual campeã mundial, além de distribuir boa parte dos vestuários dos árbitroschuteiras e bolas. Ainda no futebol, a empresa patrocina a FIFA e a UEFA, e em ligas como a MLS e fornece material para grandes clubes do mundo, na Europa para clubes como o Benfica (Portugal), o A.C. Milan (Itália), Real Madrid (Espanha), Bayern Munique (Alemanha) e Manchester United (Inglaterra), e na América do Sul, para grandes clubes como os Argentinos River Plate e Estudiantes e para os clubes brasileiros FlamengoFluminensePalmeirasSport RecifeBotafogo Futebol Clube (Ribeirão Preto)Ponte Preta e Operário de Campo Grande (MS). Também fornece os materiais utilizados nas Copas do Mundo da FIFA, tais como bolas (das quais é fornecedora desde a Copa do Mundo FIFA de 1970), coletes de treinamento e uniformes dos árbitros. Um dos recentes lançamentos da Adidas foi a Brazuca, bola oficial produzida para a Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Na edição de Copa Libertadores da América de 2013, a Adidas é quem mais forneceu material esportivo; dos 38 participantes, seis são patrocinados pela empresa alemã, sendo eles Sporting Cristal, do PeruMillonarios, da ColômbiaClub Universidad de ChileFluminense, Palmeiras e Caracas Fútbol Club, da Venezuela
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 
Isso tudo contribui para o avanço e reconhecimento da marca, a estabilidade financeira da empresa e também para o crescimento de gerar empregos, terceirizadas ou não. Vemos que é de suma importância uma empresa sempre ter ideais e associar-se às fontes rentáveis para continuar dissimulando seu potencial, por onde que que esteja. Utilizando-se do seu poder em diferentes e variadas ocasiões. 
Deve-se sempre lembrar, que uma marca bem posicionada mercadologicamente, consegue frutos por onde quer que passe, pois o consumo desses produtos nunca acaba, isso gera um retorno sempre benéfico para ambas partes: mercado e comprador. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (124.8 Kb)   docx (174.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com