TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Políticas Públicas para Negros no Brasil

Por:   •  3/5/2016  •  Artigo  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância das Políticas Públicas para Negros no Brasil

O Brasil prega como uma de suas diretrizes principais a igualdade de todos e o repúdio ao racismo. A discriminação aparece muitas vezes disfarçada e isso faz com que as pessoas não acreditem que ela ainda exista, porém ela está presente diariamente na vida dos brasileiros e não permite que seja alcançada a tão proclamada igualdade.

É fácil perceber que o Brasil é um país miscigenado, composto a partir de índios, negros e portugueses, que se relacionaram e formaram uma população mestiça. Apesar dessa miscigenação, o país não possui uma divisão igual de poder entre todos. Os espaços de poder são ocupados quase que absolutamente, por brancos, enquanto os piores espaços da pirâmide social pertencem aos negros. As raízes históricas e culturais, preconceitos, interesses políticos, financeiros e econômicos permeiam essa difícil questão.

A discriminação racial é ainda uma obstrução porque impede o desenvolvimento pessoal, social, cultural e econômico dos excluídos, colocando tantas pessoas em condições de vida humilhantes, não deixando que eles contribuam e participem efetivamente da economia do país.

Surge então, como tentativa de solução, a utilização de medidas de ação afirmativa. Estas medidas buscam corrigir distorções e igualar negros e brancos. As medidas de ação afirmativa não são facilmente aceitas pela população, que muitas vezes não percebe o racismo que ainda existe na sociedade. A crença na democracia racial dificulta a percepção real da desigualdade entre negros e brancos.  Existe também aqueles que admitem a existência do racismo e das suas consequências negativas, porém muitos acusam que essas medidas seriam um racismo às avessas por privilegiar uns em detrimento de outros.

Entre as medidas já adotadas no Brasil está a reserva de cotas em universidade públicas, os pré-vestibulares específicos, isenção de taxa de inscrição no vestibular, políticas de bolsas para universidades privadas. Esta medida de cotas nas universidades é uma das ações afirmativas que possuem mais repercussão na sociedade. Ela é muito importante para que o haja a inclusão do negro nas universidades, e para diminuir a diferença gritante que existe entre o número de negros e brancos nesses espaços.

Enquanto debates sobre a questão racial não forem criados para a conscientização da população, qualquer inciativa de ação afirmativa ainda sofrerá resistências para a sua implantação. O Estado tem um papel importantíssimo em relação a isso. Deve-se esclarecer para toda a população os motivos que os levaram a criar tais políticas públicas.

É fundamental refletir sobre discriminação racial e a responsabilidade do Estado, o que conduz a um exame profundo da realidade das relações raciais no Brasil. Deve-se perceber ao fazer uma análise da história da situação do negro no país como existe a permanência da discriminação racial e das barreiras para ascensão social, que perpetuam desde o período da escravidão.

A questão racial brasileira está diretamente relacionada com as escolhas das políticas públicas e com o próprio desenvolvimento do país, por envolver as condições de vida e de participação na sociedade de mais da metade da população. Um Estado verdadeiramente democrático deve colocar o bem-estar, a igualdade e a justiça como valores de extrema importância.

Esse é um desafio importantíssimo para o Brasil. A consciência do problema da discriminação racial no Brasil e as desigualdades sociais que ela gera levam à necessidade de utilização de tais ações afirmativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (68 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com