TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptação

Por:   •  31/5/2016  •  Artigo  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

Temos em vista que, pelos olhos de Thomas Hobbes, o ambiente faz jus às reações e atitudes do Homem. O Homem sofre influência do meio em que vive; porém, a naturalidade não o difere de outros grupos, só o ensina a viver em ‘cortesia’ perante a situação real em que se encontra atualmente. Lemos: “o Homem natural não é um selvagem. É o mesmo que vive em sociedade”. Entretanto, Hobbes também ensina a indiferença do tempo, História, e da vida social.

Em uma sociedade perfeita, onde a cultura alheia é cultivada, em pontos extremos (pressionado), o Homem é posicionado de modo que suas ilusões se perdem e estados de natureza acordam. Ou seja, quando o Homem é pressionado “pelas leis da natureza, se não for instituído um poder suficiente grande para sua segurança, cada um confiará apenas em sua própria força e capacidade, como proteção”. É aí que entra o Destrato Social. No momento em que o Homem se encontra em discórdia com seu meio original, ele automaticamente é obrigado a colocar em prática o seu “instinto de sobrevivência”, colocando em existência um novo Contrato Social, de maneira que este esteja em conformidade com a nova situação (meio).

No filme O Senhor Das Moscas, adaptado para o cinema em 1990 do livro homônimo escrito por William Golding, vemos um grupo de jovens militares que vivem em função de aprendizagem contínua, onde seguem regras de conduta coletiva. Após um acidente aéreo, são obrigados a fazer novas regras, firmando assim, um novo Contrato Social. A partir daí, as discórdias da natureza sãoexpostas: competição, desconfiança e glória.

Essa mudança de estado e conduta refletem a imagem do Destrato Social, pois este grupo de jovens bate de frente com uma nova forma de vida, onde fazer de tudo – até mesmo guerrear – para sobreviver.

O estado de natureza toma conta dos rapazes de tal forma que não há razão para definições e conceitos, como valor, liberdade, igualdade e fraternidade.

Contudo, concluímos que a generalização dos povos se dá pela racional imagem por atritos naturalmente comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com