TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Na Conmucação

Projeto de pesquisa: Adm Na Conmucação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.328 Palavras (6 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Saber que receptores utilizam de uma percepção seletiva que o faz ver ouvir e enxergar de acordo com sua necessidade, emoções e motivações leva os profissionais responsáveis pela emissão de informações a ver a comunicação organizacional como um ferramenta natural para disseminar pensamentos propósitos e informações para seus diferentes públicos internos e externos, tendo como responsabilidade filtrar as informações que terão maior aceitação pelo receptor.

Com isso modera as possibilidades de defensivilidade que tende a retardar a informação e o retorno; assimilando que as palavras assumem significados diferentes para pessoas diferentes, ou seja, clássica barreira de linguagem tão encontrada em organizações que não possui uma boa estrutura de comunicação. Compreende-se portanto a complexidade do processo comunicativo presente na contemporaneidade, demanda em essência um trabalho estratégico. As diferentes características da comunicação organizacional, como as redes, os níveis, barreiras e fluxos são elementos que precisam ser compreendidos na tentativa de estabelecer parâmetros que permitam identificá-los e planejar a partir deles.

O profissional responsável pela comunicação empresarial deve utilizar das teorias para adotar padrões ou técnicas que serão eficazes em suas organizações por vezes é necessária uma adaptação de uma ou mais dessas teorias para que se obtenha uma boa comunicação, sendo assim o conhecimento de teorias como a Corrente Racionalista Clássica que entende que a comunicação da empresa é enfocada principalmente como informação operacional e formal. Ela se limita a uma informação descendente, sob forma diretiva, que tem como defensor Taylor, Fayol e Weber, entrem outros (BENOIT, 1994).

Ou a Corrente Psicológica que se posiciona particularmente contra a concepção do "homo- economicus" e faz referência a outros fatores explicativos do comportamento dos indivíduos ao interior das organizações, constituindo-se em um progresso incontestável do ponto de vista das motivações não econômicas defendidas pelos psicólogos MAYO, LIKERT, McGregor, LEAVITT.

Percebe-se por tanto o valor de uma boa comunicação como ferramenta para uma gestão clara ,uma relação interpessoal sadia e o bom andamento das organizações .

DESENVOLVIMENTO

A comunicação é o processo pelo qual se emite informações através de receptores e emissores, por ela os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade. Quando se fala em comunicação organizacional percebe-se que ela é de suma importância para o relacionamento interpessoal, pois é a melhor forma de as pessoas se relacionarem, trocarem idéias, e é através da comunicação que se tem o melhor entendimento entre tais. É de suma importância que a comunicação ocorra de forma muito clara dentro de uma organização assim do rumo, objetivo e visão aos seus colaboradores, deixando assim todos cientes de suas responsabilidades e recompensas.

Assim uma comunicação mal concebida interfere direto na eficácia da empresa, uma vez que mal comunicadas a diretrizes não serão entendidas e por sua vez não serão executas, outro perigo é que a mensagem tenha diferentes interpretações entre os colaboradores ou clientes, causando resistência em alguns, por isso dada à importância de que profissionais preparados elaborem a comunicação de forma planejada estrategicamente com uma abordagem clara e coêsa.

É visto no texto, que a Braskem realmente investe tempo a sim como recursos financeiros em comunicação, movendo desde o mais alto escalão executivo até mesmo a base de colaboradores em busca de uma transmissão de informação verdadeira, todavia manipulada, tornado notável como as informações são comunicadas de formas diferentes entre executivos, colaboradores e clientes, mas sem perder a mensagem em comum.

Torna implícita que qual quer empresa deve usar de seus recursos a fim de promover uma boa comunicação, sabendo que o gasto de recursos financeiros e tempo de seus colaboradores em árduos planejamentos e discutições, se tornam em investimento quando o emprego de tais recurso resulta em informações filtradas, manipuladas e bem apresentadas, possibilitando assim clareza nos fatos transmitidos, cominado na diminuição da perca de tempo com questionamentos intermináveis sobre informações que são passadas sem planejamento, tal planejamento da comunicação contribui para a otimização do tempo em todos os níveis hierárquicos de uma organização.

Portanto investimentos podem ser feitos, em mensagem comunicativa em meios que alcancem todos os alvos, colaboradores, investidores, clientes, e etc; usando comunicação verbal ou não, rádios, TV ou impressos, mas sempre se devem perceber tudo isso como um investimento de real importância.

De igual modo deve ser vista como vital a concordância do que é comunicado com o que é praticado na empresa, uma vez que discurso não é o único meio com o qual uma organização se comunica, suas praticas diárias devem reforçar todas as suas afirmações, informações não podem ser criadas, mas sim relatadas, empresas que tem como intenção se mostram preocupadas com a sustentabilidade devem desenvolver projetos que atuem como fortalecedores deste tema, e tornar visível pela comunicação o que faz para tornar a questão relevante.

Assim esta organização será vista como uma instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com