TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tensões e Objetos

Por:   •  17/10/2017  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

CURSO DE JORNALISMO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO I

FICHAMENTO

Caracterização

Texto/Filme analisado:

Parte 4. Análises. Vera França. IN: Tensões e Objetos da pesquisa em Comunicação, 2002.  

Estudante:

Thayslani Thalys de Sousa

Modelo

  1. Relatar e analisar as ideias centrais do texto/filme.

R- A análise de Vera França busca compreender quais seriam os objetos e a especificidade da comunicação. Ela parte desse ponto para desenhar no texto as discussões apresentadas no evento II Seminário de Interprogramas, analisando e buscando qual seria objetos que a comunicação se utiliza para consolidar-se como teoria.

    Na comunicação não existe um objeto que unifica, a própria Vera França enfatiza que as vias de consolidação da Teoria são variadas. A partir disso, podemos perceber que há a importância de abarcar essa tal pluralidade em relação as pesquisas. Com as convergências dos meios de comunicação, houve um expressivo crescimento de áreas que são hibridizadas nesse processo de consolidação da Teoria. Por isso, a autora afirma que o campo da comunicação é bastante plural. Sistematizar seria muito difícil, pois há contribuição de lugares diversos.

   No entanto, o que França coloca em questão não é se há objetos pertinentes ou não, mas sim, ela deixa claro que tem que ser olhado a questão da relevância, que tal objeto escolhido vai trazer inquietações para o campo de estudo, apesar da “comunicação está em todo lugar”. Por isso, há essa preocupação em não especificar o objeto.

  1. Elencar as críticas e dúvidas sobre o texto/filme e/ou as ideias do autor.

R- Todas, esse texto não está muito claro para mim.

-Por que seria difícil sistematizar as contribuições que são integradas na Teoria da Comunicação?

-Vemos nos eventos/seminários que a há a demarcação da área com a outra área, isso facilita ou dificulta?

  1. Descrever a relação do texto/filme com a disciplina de Teorias da Comunicação 1.

R- É importante salientar como se deu o processo de construção da teoria. A autora talvez traga contribuições que conversa com o que a ementa da disciplina propõe. A autora traça para seus leitores a linha que consolidou a Teoria da Comunicação que servirá de base para entendermos a disciplina.

  1. Explicar as conexões possíveis do texto/filme com outros textos, ideias, acontecimentos, disciplinas, práticas, cotidiano etc.

R- Em relação ao texto passado (Wolton, Dominique) o autor diz que “informar não é comunicar”, França diz que a “comunicação está em tudo”. O que podemos diferenciar como comunicação que em toda parte sem que ela nos informe?

-Outra conexão que percebi é que a comunicação é visualizada facilmente para estudo, assim como nos estudos da sociedade (Ciências Sociais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (68.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com