TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição das Definições de Globalização

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição das definições de globalização

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial presente desde o final do século XX. Através deste processo, pessoas, governos e empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais. Assim como também os mercados de diferentes países se interagem, aproximam pessoas e mercadorias. A globalização é responsável pela unificação dos países através da tecnologia e meios de transportes. Como exemplo de globalização, temos os meios de telecomunicações que vem evoluindo cada dia mais. A cada dia, são criadas novas tecnologias que aperfeiçoam a comunicação entre as pessoas, disseminando informação e entretenimento.

Como todo e qualquer fenômeno, a globalização tem seus pontos positivos e negativos. Um de seus pontos positivos é que a globalização foi muito importante no combate a inflação, ajudou a economia por facilitar a entrada de produtos importados. Assim os consumidores tiveram um acesso facilitado a produtos importados de uma boa qualidade e preços mais acessíveis. Outro ponto positivo é que a globalização atrai investimentos de outros países, melhora o relacionamento com os demais países, potencia trocas comerciais internacionais, assim como também abre portas para novas culturas trazidas de vários países.

Já os pontos negativos são a concentração de riqueza, ou seja, a maior parte do dinheiro fica para os países mais desenvolvidos e uma pequena porcentagem dos investimentos internacionais são destinadas as nações que estão em desenvolvimento - países mais pobres – o que ocasiona o aumento de pessoas que vivem em situações precárias, em extrema pobreza. A globalização e revolução tecnológica são apontadas como principais causas do aumento de desemprego. Outro ponto negativo é que a globalização pode desvalorizar uma cultura nacional de um certo país, quando os países mais ricos se instalam nos países mais pobres e exploram suas matérias prima e mão de obra barata.

Definição de outsourcing

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês que em tradução significa: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”, normalmente traduzida para o português como terceirização. É um processo normalmente utilizado por uma empresa a qual contrata uma outra organização para desenvolver uma atividade específica dentro da empresa contratante, ou seja, a terceirização é um processo que a empresa identifica uma parte de seu trabalho que pode ser otimizado se for realizado por outra empresa contratada para desenvolver tal parte do serviço, fazendo assim com que a primeira empresa concentre sua atenção na atividade central de seu negócio.

Como observamos, todos os processos tem seus lados positivos e negativos, um ponto positivo é que o fornece uma maior visibilidade dos custos e disponibiliza mais recursos humanos e tecnologia ao dispor da empresa. Já seu lado negativo é que em alguns casos, o custo do outsourcing pode ser maior do que o previsto, pode resultar em corrupção e usado como forma para desviar dinheiro de alguma empresa, e também pode contribuir para a exploração do trabalhador.

Como exemplos mundiais da utilização do outsourcing temos: o grupo FIAT, que terceiriza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com