TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição de Objeto

Por:   •  6/12/2015  •  Dissertação  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 4

SENAI 5.03 “Mário Dedini”

 Curso Técnico em Qualidade

Comunicação Oral e Escrita

Descrição – Objeto

Docente: Prof.ª Luciene Cristina Leandro

Discente: Michel dos Santos

Piracicaba-SP

Paquímetro

Paquímetro universal é utilizado para tomar medidas lineares, podendo medir também profundidade, ressaltos e medições internas, por tais características é conhecido também como quadrimensional.

Normalmente esse equipamento de monitoramento e medição é encontrado nos laboratórios de metrologia, onde são também calibrados e aferidos a 20º C pelo metrologista que gera o certificado de validação do aparelho para o uso sem restrição na fábrica e para estar dentro dos parâmetros legais para as possíveis auditorias internas e externas.

É um instrumento utilizado para poucas tarefas e para geometrias que a permitam sua aplicação. Também existem no mercado paquímetros para uso em serviços pesados. Além do mais esse equipamento deve ser analisado pelo operador antes da execução de medição quanto ao tipo, resolução e capacidade, tendo sempre como apoio o desenho técnico da peça a ser mensurada.

Os paquímetros universais da série 530 da Mitutoyo apresentam as seguintes características:

[pic 1]

  1. As orelhas (itens 1 e 2) são utilizadas para medir diâmetros e furações em geral sendo uma fixa (não se move) e outra móvel que está montada junto com o cursor (item 5). Segundo tabela da Mitutoyo sua altura interna é de 21,0 mm e sua altura externa é de 16,5 mm.
  2. Os nônios ou verniers (itens 3 e 11) são as escalas móveis” do paquímetro, sendo o nônio superior medido em polegadas (não sendo muito utilizado a medição por polegadas no Brasil) com resoluções de  ” ou 0,001”. O nônio inferior é utilizado no sistema métrico com resoluções de 0,1 mm; 0,05 mm; 0,02 mm e 0,01mm. Em geral faz-se a medição e lê-se primeiramente o valor da escala fixa e depois complementa a leitura da medição nas escalas móveis (nônios) que pode ser na casa dos décimos ou centésimos de milímetro, dependendo da resolução do equipamento.[pic 2]
  1. Possui bico fixo (item 7) e bico móvel (item 10) que são utilizados para realizar medições externas sendo a peça apoiada nos encostos fixo e móvel (itens 8 e 9, respectivamente). Segundo a tabela da Mitutoyo os bicos apresentam altura de 40,0 mm.
  1. Parafuso de trava (item 4) é utilizado para travar o cursor (item 5), quando é realizado a medição e encontrado o valor do mesmo, gira-se o parafuso até travar o cursor, garantindo assim que a medida encontrada não se altere, podendo separar o paquímetro da peça.
  1. Cursor (item 5) é a parte móvel do paquímetro, estão acoplados nele o bico móvel (item 10), a orelha móvel (item 2), os nônios (itens 3 e 11), o parafuso trava (item 4), o encosto móvel (item 9), o impulsor (item 12) e a haste de profundidade (item 14).
  1. Escala fixa de polegadas (item 6), fica na parte superior da escala fixa do paquímetro e é onde se realiza a leitura da medição direta das polegadas e depois deve ser somada ao valor encontrada no nônio móvel de polegadas (item 3).
  1. Impulsor (item 12) utilizado para movimentar o cursor e empregar a pressão necessária para a realização da medição.
  1. Escala fixa de milímetros (item 13), fica na parte inferior da escala fixa do paquímetro e é onde se realiza a leitura da medição direta dos milímetros e após devendo ainda verificar os valores encontrados no nônio móvel de milímetros (item 11).
  1. Haste de profundidade (item 14), como o próprio nome diz é utilizado para medir profundidades, devendo realizar a leitura na escala fixa e na escala móvel.
  1. Outros aspectos segundo tabela da Mitutoyo são as seguintes: Comprimento do paquímetro fechado é de 231 mm; a largura da escala móvel é de 16 mm e o peso de 143 gramas.
  1. No geral possuem cursor temperado e impulsor fabricados em aço inoxidável; Escala principal e nônio com acabamento cromado; Faces de medição lapidadas; Deslize do cursor sobre guias ressaltadas, impedindo o desgaste da gravação.

Portanto por ser um equipamento de grande importância no meio industrial para coleta de medidas, o operador deve zelar muito bem do mesmo pelo investimento que deve custar aproximadamente R$ 250,00 e pela ferramenta indispensável no dia-a-dia de um técnico de qualidade. Assim é necessário manejar o paquímetro sempre com todo cuidado, evitando choques. Não deixar o paquímetro em contato com outras ferramentas, o que pode lhe causar danos. Evitar arranhaduras ou entalhes, pois isso prejudica a graduação. Ao realizar a medição, não pressionar o cursor além do necessário. Limpar e guardar o paquímetro em local apropriado, após sua utilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com