TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  7/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Neste trabalho será descrito o processo de globalização, o que ele é como ele ocorre quais suas vantagens de desvantagens. Os impactos dele na sociedade a sua relação com a tecnologia.

Também será feito um estudo de caso mostrando como uma determinada empresa se adaptou ao processo de globalização e os benefícios que ela trouxe para a sociedade de modo geral.

Descrição das definições de globalização

Globalização é um fenômenos que iniciou por volta dos séculos XV e XVI com as grandes navegações que levava produtos de um país para outro. Esse processo consiste em proporcionar uma interação entre nações, com auxilio de tecnologias, esse processo interfere nas relações econômicas, sociais, comerciais, interações interpessoais entre outras.( STIGLITZ, 2002)

Para que ocorresse esse processo de globalização era necessário de um fator principal que tivesse demanda desses serviços e produtos, foi isso que aconteceu as pessoas começaram a conhecer produtos de outros países e a desejarem esses produtos.

A globalização tem pontos positivos e negativos para os países tanto na economia quanto a sociedade. Uma vantagem é a geração de empregos principalmente nos países menos desenvolvidos onde essas indústrias se instala por tem um custo beneficio maior. O lado negativo é desvalorização de produtos nacionais desses mesmos países, pois o consumismo leva as pessoas a optarem por marcas reconhecidas mundialmente.

Um ponto negativo da globalização no que se diz na implantação de indústrias em outros países pode ser controlado pelos países onde essas industrias serão instaladas com uma boa estratégia econômica controlando a quantidade e como essas industrias irão afetar na economia. Deve ser controlado principalmente no aspecto de importações diretas e indiretas que essa indústria ira trazer para o país.( GIDDENS, 2000)

A diminuição na rigidez de muitas leis financeiras foi o marco mais importante para o crescimento da globalização. Os financiamentos ficaram mais fáceis e consequentemente mais fácil a construção de empresas em países menos desenvolvidos que anteriormente não teriam renda para essa adaptação.

Definição de outsourcing

Outsourcing ou terceirização consiste em empresas que prestam serviços para outras empresas, pode ser de limpeza, logísticas, programas de computadores, entre outros.

O processo de outsourcing esta em alta no mercado, dado que ele facilita e agiliza vários serviços das empresas contratantes.  

A empresa Stefanini vem ganhando destaque no mercado, ela proporciona a seus clientes serviços de informática, consultorias, entre outros em vários idiomas que facilita ainda mais a comunicação e interação com mercado exterior. ASSA também e uma empresa de outsourcing do ramo de tecnologias.

GMAES é outra empresa brasileira com grande destaque entre as melhores que oferecem esse tipo de serviço também trabalha prestando serviços relacionados a tecnologia.

Estudo de caso

Nos Estados Unidos em Atlanta por volta de 1886 era criada uma bebida com sabor adocicado á um preço bem acessível que hoje é a bebida mais vendida do mundo.

A fórmula dessa bebida foi vendida em meados de 1888 para Asa Griggs Candler, ele viu que o produto tinha potencial de mercado e era apreciado por todos que o experimentavam, então Asa iniciou criar publicidade para a marca chamada Coca Cola. A estratégia de globalização da marca foi investir alto em propaganda, ele iniciou distribuindo em lugares estratégicos da cidade cupons que davam direito a degustação do novo produto. E em pouco tempo já foram construídas novas fabricas.

Com um produto de alta qualidade aceito por todo o mercado então fez se necessário uma embalagem única e exclusiva para deixar o produto marcado e de fácil reconhecimento, que fosse diferente das imitações. Além de dificultar as cópias do produto também era necessário um recipiente fácil de transportar para vários lugares, tanto para a indústria distribuir quanto para os consumidores levarem pra onde for necessário. Assim foram criadas garrafas únicas que são inconfundíveis ate os dias de hoje. Essa estratégia foi mais uma executada com grande êxito em termos de globalização, pois ficou fácil de reconhecer o produto em todos os lugares.

Após a criação de garrafas especificas para a Coca Cola Candler precisava incluir ainda mais a bebida no mercado consumidor, então ele começou a patrocinar atletas que viajavam para outros países, fazendo com que mais pessoas conhecessem a nova bebida, aumentando ainda mais a demanda do produto, em pouco tempo já haviam industrias em Cuba, Porto Rico, França, Canada.

O que sempre impulsionou e trouxe prestigia mundial a marca foram os altos investimentos em publicidade, isso atraia mais e mais clientes e é uma das estratégias mais utilizadas na globalização de uma marca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (101.9 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com