TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento sociais na educação

Por:   •  22/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

 

Curso: Técnico em Secretária Escolar

Disciplina: Gestão Democrática nos Sistemas e na Escola

Professor Presencial: Bárbara da Silva Souza

Professor a Distância: Alex Carvalho Moreira

Data: 25 /01 /2015 Polo: Paulo Afonso Turma: Única

Aluno (a): Ivonete de Melo Lima

Atividade 5

Movimentos sociais na educação

1. Nome do Movimento: Greve dos trabalhadores em educação do município de gloria BA.

2. Local ocorrido: Município de glória, estado da Bahia.

2. Ano: 2014.

4. Objetivo principal/causa: Motivo do movimento grevista ocorreu devido ao não cumprimento do Plano de cargos e carreiras dos trabalhadores em educação, no que se refere ao cumprimento do piso salarial dos profissionais de magistério e o reajuste dos valores atribuídos ao avanço horizontal na carreira dos demais trabalhadores em educação do município.

5. Breve Descrição do movimento social: O movimento grevista iniciou-se após as varias tentativa de negociação por parte APLB-Sindicato com o governo de gloria. Não havendo negociação por parte do governo quanto as reivindicação e dos trabalhadores em assembleia geral foi determinado greve por período indeterminado.

As atividades de greve consistiram em passeatas com faixas de protestos e reivindicações pela cidade e outros povoados do município, distribuição de panfletos para a comunidade. E uso da fala em tribuna da fala na câmara dos vereadores.

6. Participantes mais relevantes: (pais, alunos, professores, funcionários, comunidade). Profissionais de magistério (Professores e coordenadores) e funcionários de apoio à educação.

7. Quais os resultados alcançados com esse movimento social?

Após sete dias de greve o ministério público convocou grevista e governo para discussão de um acordo, que foi aceito pelas partes gerando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Esse TAC determinou o pagamento do piso salarial dos profissionais de magistério e a divisão dos valores em debito dos meses anteriores em duas parcelas. Quanto à outra reivindicação ficou estabelecido um prazo de sessenta dias para correção das leis municipais que gerou o entrave para o cumprimento da atualização das classes dos funcionários de apoio a educação.

8. Incluir imagens (se tiver)

[pic 2][pic 3]

 

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

9. Você já participou de algum movimento social voltado para a causa “educação”? Se sim, relate essa experiência, resultados, se participaria novamente; se não, escreva os motivos e se participaria.

Sim. Participei do primeiro movimento no ano de 2014. Participar de uma greve me fez perceber o quanto a nossa classe é desvalorizada pelos governantes da cidade de Glória- BA. Foi uma experiência marcante que me fez pensar de maneira diferente do modo que pensava antes. Hoje reivindico sim pelos meus direitos, vou a luta novamente se for preciso, pois sei que enfrentamos muitos obstáculos pela frente como: sol, chuva, levamos de preguiçosos quando passamos pelas ruas  porém desisti jamais, apesar de ficar bastante triste com o resultado, pois apenas ficou estabelecido um prazo de sessenta dias para correção das leis municipais que gerou o entrave para o cumprimento da atualização das classes dos funcionários de apoio à educação. O caso ainda esta na justiça. Porém a esperança continua e a luta também. Como cita o autor “Quem não luta por seus direitos não é digno deles.” (Dante Veolec).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (425.7 Kb)   docx (611.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com