TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desaparecimento de Madeleine McCann

Por:   •  27/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

RELAÇÕES PÚBLICAS MATUTINO

Beatriz Malentachi

Bianca Luna

Giulia Barthiman

Isadora Favarelli

Laura Zaoni

Paola Aprigio

TEORIA DA OPINIÃO PÚBLICA:

O desaparecimento de Madeleine McCann

Campinas

2019

Introdução

O Desaparecimento de Madeleine McCann aconteceu dia 3 de maio de 2007, completando 12 anos agora em 2019. A criança, de apenas 3 anos de idade, desapareceu enquanto viajava com seus pais e seus irmãos gêmeos, para uma praia em Algarve, para passar férias, juntamente com um grupo de casais amigos e conhecidos de seus pais.

No dia do desaparecimento, Kate e Gerry vão a um jantar no próprio restaurante do resort em que estavam hospedados, por volta das 22:00 da noite, hora local, Kate percebe que Madeleine não estava no quarto, após 40 minutos de procura pelos próprios pais e amigos do casal, a polícia portuguesa é acionada. A partir de então, as buscas e investigações começam, não só em Portugal, mas como também nos países mais próximos, é dada a intensidade do caso, outros países ficaram em alerta.

O caso voltou a ter uma grande repercussão nas mídias sociais no dia 15 de março de 2019, quando a Netflix lançou um documentário-série relatando detalhes sobre o que aconteceu na época do desaparecimento de Madeleine, com relatos de mais de 40 pessoas envolvidas no caso, investigações, provas, reconstrução do caso e os veículos de comunicação que foram feitos e contratados. O casal McCann não apoiou a estreia do documentário-serie e por este motivo não participaram das gravações, afinal o caso está inacabado até hoje, pois não foi descoberto o paradeiro de Madeleine.

Papel da Imprensa:

Tanto a imprensa britânica quanto a portuguesa, se envolveram no caso e tiveram um papel muito significativo, pois foram elas que ajudaram a divulgar o desaparecimento de Madeleine e foram também quem mais influenciou a Opinião Pública. No início, todos se solidarizaram com a família McCann, dando apoio, achando meios para conseguir divulgar mais o caso, que percorreu o mundo todo, porém, depois que a polícia portuguesa começou a vazar informações sobre o caso e a acusar o casal McCann de estarem envolvidos no ocorrido, a imprensa portuguesa se virou contra os pais de Madeleine, fazendo com que eles deixassem Portugal, antes de concluírem a busca da menina.

Papel da Mídia:

As mídias tiveram um papel fundamental no caso Madeleine, tanto de uma maneira boa como ruim. De um lado, elas ajudaram a divulgar o caso para o mundo inteiro, inclusive, desde a divulgação do caso Madeleine foi “vista” cerca de 8.8865 vezes em 101 países, inclusive, atualmente, Mick Melville, inspetor-chefe da polícia britânica, pretende utilizar o Facebook para fazer um reconhecimento facial de diversas pessoas, pois segundo ele, se a garota estiver viva e seguiu na hipótese de que ela foi sequestrada, e dada a uma família para ser cuidada, ela pode ter alguma rede social, então pode ser feito o reconhecimento da mesma. Mas pelo lado ruim, as Mídias ajudaram a criar diversas mentiras, casos fakes, e principalmente, passaram tanto a se preocupar em culpar os pais, pois era algo que fazia vender os jornais na época, que esqueceram de se preocupar em procurar a garota.

Opinião Pública:

A opinião pública foi de grande influência em todo o caso da Madeleine, onde a população portuguesa acusava os pais, enquanto a britânica defendia. No início das investigações, todos acreditavam na inocência dos pais e que a criança havia sido sequestrada, porém com o avanço do caso, a opinião foi se virando contra a família McCann e culpando-os pelo ocorrido.

Portanto, até hoje, após a série ser divulgada, o caso voltou para as mídias, causando novas especulações sobre o caso e assim, mostrando como a opinião pública ainda é dividida.

Distribuição:

Alguns acreditam que Madeleine tenha sido morta pelos pais e outros acreditam que ela tenha sido sequestrada e que ainda esteja viva. Como o caso apresenta muitas incoerências, não se sabe ao certo o que aconteceu com a menina.

Direção:

Atualmente, quando se pesquisa na internet sobre o caso Madeleine, a maior parte da Opinião Pública afirma que a garota está morta, e que a culpa é dos pais, mas na época do acontecimento, muitos foram influenciados pela imprensa a acreditar que a culpa era dos pais,  pois a polícia portuguesa vazou informações confidenciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com