TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JORNALISMO DE DADOS

Por:   •  27/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício Jornalismo de Dados

Veículo escolhido: Aos fatos - http://aosfatos.org/

1 - Que tipo de informações aparece na matéria escolhida por você e sua dupla?

A matéria escolhida foi “Polícia do Rio é 77% mais letal que a de SP”, por Bárbara Libório. São informações baseadas em dados, tendo como fontes: o Global Terrorism Database e o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (com informações da Polícia Civil fluminense). O interessante é que há uma explicação ao fim do texto sobre a metodologia utilizada na captação dos dados.

2 - Os dados são apresentados de que forma para o leitor? Tem texto? E gráfico? O que mais?

Os dados são apresentados de forma numérica (através de números e porcentagens) e de forma comparativa – a matéria compara os números das ações da polícia de São Paulo e do Rio de Janeiro, e o total ao número de mortes em guerrilhas (como as Farc). Apenas possui texto e uma fotografia ilustrativa no topo da página. No corpo da matéria é disponibilizado um doc do Google com todas as informações utilizadas para a produção da matéria:

https://goo.gl/Ak09Tz

3 - Como as informações parecem ter sido apuradas? De onde estas informações foram extraídas?

Conforme dito acima, são informações baseadas em pesquisas de fontes de dados públicas que possuem credibilidade. Foram extraídas do Global Terrorism Database, pertencente ao National Consortium for the Study of Terrorism and Responses to Terrorism, de sigla Start, da Universidade de Maryland, nos EUA (Eles possuem dados sobre atentados terroristas que aconteceream desde 1970). A outra fonte foi o Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP-RJ).

4 - Pesquisando mais sobre este veículo ou canal, dá para ter ideia do tamanho de sua equipe? Ela é multidisciplinar?

A equipe é pequena, composta de 4 pessoas - Tai Nalon, Sérgio Spagnuolo, Rômulo Collopy e Bárbara Libório. Todos são jornalistas, sendo que cada um especializado em uma área. O Rômulo também é programador.

5 - Que desdobramentos você e sua dupla poderiam pensar para a pauta? Como a pauta poderia ser suitada?

Tendo em foco a proximidade das Olimpíadas (faltam menos de 60 dias para o evento), acredito que poderíamos puxar uma suíte sobre o assunto. Começando com o questionamento: Como essa polícia mal preparada e agressiva irá receber milhares de turistas do mundo inteiro? Desdobrando o assunto para questões importantes sobre segurança pública do tipo: Qual o percentual dos policiais que falam um segundo idioma, ou seja, que podem prestar socorro ou ajudar os turistas de forma eficaz em um caso de emergência? Eles possuem treinamento de primeiros socorros? E antiterrorismo? Que tipos de ações estão sendo tomadas pelo estado para que não haja conduta indevida dos policiais diante a um grande número de pessoas ?

6 - Na sua avaliação, este formato de apresentação é mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com