TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Panorama das Redes

Por:   •  17/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 12

Panorama das principais redes sociais: parte II

Há um número grande de aplicativos e sites de monitoramento, alguns deles com versões gratuitas de funcionalidades básicas:

  • LikeAlyzer: Por meio de métricas predefinidas, a ferramenta LikeAlyzer calcula o desempenho de sua fanpage comparando-a com as principais páginas ligadas ao seu setor e oferecendo diversas boas práticas para que você consiga melhorar sua nota na plataforma, que varia de 0 a 100. Endereço: http://likealyzer.com/.
  • Iconosquare: Conhecida anteriormente como Statigram, essa ferramenta oferece o que há de melhor sobre dados de Instagram, uma vez que a própria rede social não possui um painel analítico. Por meio do Iconosquare você pode verificar seu histórico de fãs, o volume de curtidas e comentários e até o número de pessoas que não são seus fãs, mas chegaram até suas fotos graças a atividades de terceiros. Endereço: http://iconosquare.com/.
  • Cyfe: Mesmo o seu plano gratuito oferece uma enorme customização dos dados e métricas das principais redes sociais existentes. Ela também oferece um “modo TV” que permite instalar um telão em uma sala ou ambiente profissional para que várias pessoas consigam acompanhar o desempenho de determinada marca em tempo real. Endereço: http://www.cyfe.com/.
  • Followerwonk: Oferece uma análise detalhada sobre os seus seguidores do Twitter, como palavras-chave mais utilizadas, relevância social, quantas vezes divulgam links, quantas vezes retuítam seu conteúdo, quando estão online, quais as linguagens mais utilizadas e em quais lugares do mundo estão localizados. Endereço: https://followerwonk.com/.
  • ViralWoot: permite que você agende os seus pins, promova os que estejam em destaque e consiga novos seguidores. Além disso, a versão gratuita exibe seus novos seguidores e curtidas. Há também uma versão paga, com a possibilidade de receber um alerta a cada vez que o conteúdo de seu site se tornar um pin. Endereço: https://viralwoot.com/.
  • HowSociable: Usado para mensurar popularidade de marca. Digite seu nome nessa ferramenta e receba um ranking social dos últimos sete dias no Facebook, LinkedIn, YouTube e Twitter. Endereço: http://www.howsociable.com/.
  • Socialbakers:  A mais completa ferramenta paga de mídias sociais também oferece uma opção gratuita que permite descobrir quais as marcas mais populares de cada rede social (Facebook, Twitter, Google+ e YouTube), divididas por categorias, audiência ou rápido crescimento. Endereço: http://www.socialbakers.com/.
  • Collecto: Assim como o IconoSquare, o Collecto também oferece dados básicos do Instagram, além de exibir as fotos mais curtidas e compartilhadas desde a criação de seu perfil, o que representa uma grande ajuda para monitorar métricas básicas e importantes da rede social. Endereço: http://collec.to/plans/.
  • SumAll: A premissa do SumAll é permitir que você crie um dashboard para visualizar as métricas que considerar mais importantes para a sua marca/negócio. O diferencial fica por conta da quantidade de redes sociais conectáveis: mais de cinquenta, incluindo as mais populares. Endereço: https://sumall.com/.
  • Klout: Nível de influência. Com o Klout, você consegue descobrir sua nota de 0 a 100 e receber dicas de boas práticas para se tornar cada vez mais relevante. Funciona com todas as principais redes, oferecendo um dashboard de desempenho para que você possa saber onde seu trabalho está sendo melhor percebido. Endereço: https://klout.com/home.
  • Fanpage karma: Ao conectar sua fanpage gratuitamente, você irá receber uma análise de desempenho extensa, com dados de engajamento, melhores horários para postar, dicas de frequência, tipos de posts mais relevantes, influenciadores, entre outros. A ferramenta também permite exportar os dados para planilhas em Excel, a fim de que sejam cruzados com outros. Endereço: http://www.fanpagekarma.com/.
  • Keyhole:  Feita para monitorar o desempenho de hashtags específicas de Twitter e Instagram, a ferramenta permite acompanhar o alcance, as impressões e até mesmo os tópicos relacionados a cada hashtag que você gerar. Também traz os usuários com mais poder de influência e a localização dos mesmos. Endereço: http://keyhole.co/.

Além dos aplicativos e sites de monitoramentos, o profissional da área de comunicação digital deve entender também de widgets. Os widgets podem ter várias finalidades. Podem ser aplicados à publicidade, criando um canal único entre o anunciante e o consumidor. Por exemplo, nos banners ou nos vídeos, a publicidade continua sendo passiva e unidirecional, ou seja, o consumidor assiste a mensagem publicitária e pode ou não incorporá-la, mas a interação para aí. Por mais que o consumidor possa clicar no banner ou no vídeo e ir ao site do anunciante, ainda assim a mensagem foi unidirecional. Já nos widgets, é possível estabelecer uma comunicação bidirecional (TORRES, 2009).

Como os widgets são aplicações, eles apresentam diversas formas de interação com o consumidor que, se bem trabalhadas, podem gerar um tipo de publicidade mais dinâmica e de resultado mais duradouro.

Com os widgets, é possível:

  • enviar informações para seu consumidor em tempo real, como a previsão do tempo na cidade dele, a cotação do dólar no dia ou notícias relacionadas a seu setor;
  • receber informações do consumidor, como nas cotações e reservas de passagens aéreas em tempo real;
  • mudar a mensagem veiculada mesmo após sua publicação, pois os widgets podem se comunicar com o servidor do anunciante (TORRES, 2009).

Você deve pensar nos widgets como uma plataforma de publicação de informações e interação com o consumidor. Uma espécie de banner permanente que tem a capacidade de interagir com o consumidor e de se modificar conforme suas necessidades (TORRES, 2009, p. 258).

Outro detalhe importante ao trabalhar com os widgets é a observação de seu tipo e aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (95.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com