TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Quebra Cabeça da Motivação - Dan Pink

Por:   •  9/6/2019  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  1.026 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Renan de Oliveira
Matrícula: 20163011
Disciplina: TCC1
Professora: Maria Helena C. dos Santos.

O quebra-cabeça da motivação - Dan Pink

O analista de carreira Dan Pink, fala sobre o dilema da motivação, o qual em sua maioria é desconhecido pelos profissionais. Através de diversas histórias, Pink nos mostra que recompensas tradicionais como dinheiro e prêmios não são tão eficientes quanto pensamos.

        Um dos exemplos citados pelo autor, é sobre um experimento nominado “Problema da Vela” executado por um cientista chamado Sam Glucksberg. O mesmo convidou algumas pessoas para participarem e disse que contaria o tempo necessário que cada um levaria para resolver a questão. Dividiu em dois grupos, para um, Sam disse que cronometraria o desempenho das atividades executadas e calcularia as médias de tempo para a resolução do problema. Enquanto para o outro grupo, o cientista ofereceu recompensas em dinheiro aos mais rápidos. Contudo, ele pretendia descobrir o quanto mais rápidos seriam os indivíduos motivados financeiramente. Ao final, o resultado contrariou as expectativas: as pessoas do grupo com incentivos financeiros tiveram um resultado pior, em média três minutos e meio a mais. Sobre o resultado, o dinheiro que deveria aguçar a criatividade e contribuir para o pensamento acabou bloqueando o potencial dos participantes.

        Com esses estudos tivemos a descoberta que ao dizer a uma pessoa “faça isso que te dou aquilo” não melhora o desempenho em certas tarefas, e podem sim até piorá-lo. Recompensas funcionavam bem na maioria dos empregos tradicionais do século XX, os quais em sua maioria eram atividades braçais e possuíam etapas mais claras para alcançar o objetivo, portanto, exigiam menos criatividade e uso do pensamento crítico. Isso porque as recompensas parecem estreitar nosso foco, concentra nossa mente na meta, nos limita em busca do objetivo final.
        O segredo da alta performance não é a recompensa e punição, mas aquele desejo de fazer as coisas que importam com autonomia. É esse desejo que nos motiva, que nos faz realizar as coisas porque elas importam, porque nós gostamos, porque elas são interessantes. A teoria sobre motivação de Pink é fundamentada em três pilares: autonomia de controlar nossas próprias vidas; Domínio ou aprimoramento de melhorar cada vez mais ao fazer algo que nos importa; Propósito de que o que fizemos sirva a algo maior que nós mesmos.

REFERÊNCIA:

PINK, Daniel. O quebra cabeça da motivação. 2015. (18m33s). Disponível em: . Acesso em: 05 maio 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com