TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REAL E O IMAGINÁRIO NA TELENOVELA “ CÚMPLICES DE UM RESGATE”

Por:   •  21/5/2019  •  Artigo  •  9.783 Palavras (40 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 40

CENTRO UNIVERSITÁRIO FIAM-FAAM

CPPG CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO EXECUTIVA E GESTÃO DE TELEVISÃO

O REAL E O IMAGINÁRIO NA TELENOVELA “ CÚMPLICES DE UM RESGATE”

THE REAL AND THE IMAGINARY IN SOAP OPERA “CÚMPLICES DE UM RESGATE”

HEITOR SANTOS DE SANTANA

ORIENTADOR PROF JOSÉ AUGUSTO LOBATO

São Paulo

2016

HEITOR SANTOS DE SANTANA

O REAL E O IMAGINÁRIO NA TELENOVELA “ CÚMPLICES DE UM RESGATE”

THE REAL AND THE IMAGINARY IN SOAP OPERA “CÚMPLICES DE UM RESGATE”

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para aprovação ao curso de Pós Graduação de Produção Executiva e Gestão de Televisão – FIAM FAAM. Orientação do Professor José Augusto Lobato.

São Paulo

2016

(verso folha anterior)

Santos de Santana, Heitor.

Produção Executiva e Gestão em Televisão / nome –

São Paulo: H. Santos de Santana, 2016. Quantidade de folhas.:30 cm.

Orientador

Artigo (especialização) – Faculdades Integradas Alcântara Machado, Faculdades de Artes Alcântara Machado. em CURSO, ANO.

Palavras chaves.

I.Autor.II. Faculdades Integradas Alcântara Machado, Faculdades de Artes Alcântara Machado. Especialização em CURSO. III.Título.

AGRADECIMENTOS

Agradeço, primeiramente, aos meus pais que me deram apoio e força para não desistir durante esse longo trajeto. Aos amigos que fizemos, principalmente, pelos laços que criamos, sempre ajudando ao máximo uns aos outros.

Em segundo, mas não menos importante, ao meu professor orientador que me acompanhou compartilhando seus conhecimentos e experiências contribuindo para minha evolução pessoal e profissional.

E por último, à todos aqueles, que direta ou indiretamente, contribuíram para não só este trabalho de conclusão de curso, mas para todos que fizeram parte da minha vida acadêmica num geral.

RESUMO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo destacar a função principal da combinação do real com o imaginário para dar mais intensidade e ilustrações no enredo de telenovelas que são elaboradas para o público infantil, o projeto terá como base de estudo a telenovela “Cúmplices de um Resgate” do SBT. A metodologia escolhida para análise é a análise de dados quantitativos e análise de conteúdo. Nossa hipótese é a de que a combinação do real com o imaginário não confunde ou manipula o público alvo da telenovela, mas, complementa o enredo, a contextualização da telenovela e a dramaticidade da situação a ser realizada para que os telespectadores consigam ter um entendimento melhor da telenovela.

Palavras-chave: Novela; SBT; Imaginário; Televisão; Infantil.

ABSTRACT

This research project aims to highlight the main real combination function with the imaginary to give more intensity and illustrations in telenovelas plot that are designed for children, the project will study based on the telenovela "Accomplices of a rescue "of the SBT. The methodology chosen for analysis is the analysis of quantitative data and content analysis. Our hypothesis is that the actual combination with the imagery does not confuse or manipulate the target audience of the soap opera, but complements the plot, the contextualisation of the soap opera and drama of the situation to be held so that viewers are able to have a better understanding Soap Opera.

Keywords: Soap Opera; SBT; Imaginary; Television; Infant.

SUMÁRIO

I - INTRODUÇÃO 07

II – DESENVOLVIMENTO 11

1. FICÇÃO 11

2. TELENOVELA 16

3. CRIANÇA X TELEVISÃO 21

4. ANÁLISE DA TELENOVELA 28

III - CONSIDERAÇÕES FINAIS 36

IV – REFERÊNCIAS 37

I - INTRODUÇÃO

A produção de bens culturais em escala industrial para o público infantil sempre será um mercado altamente competitivo, diverso e por muitas vezes com as mesmas características em seus produtos licenciados. Os produtos com o maior alcance para o público infantil são, tradicionalmente, baseados no suporte audiovisual, principalmente pela televisão, já que é o meio de comunicação de massa que tem o maior alcance no Brasil.

A televisão não é apenas um meio de comunicação para educar e entreter; nos dias de hoje, esta mídia opera múltiplos papéis na nossa vida cotidiana, seja dentro, seja fora de casa. A televisão se tornou também um processo de socialização e é um processo fundamental para o indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (41.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com