TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema da preparação de um roteiro para as negociações sobre salários

Trabalho acadêmico: O problema da preparação de um roteiro para as negociações sobre salários. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  4.497 Palavras (18 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 18

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

SUMÁRIO

Roteiro de preparação para negociações salariais 3

Anexo – Texto 1 5

Introdução 6

Conceituando negociação 6

Definições 7

Questionário 8

Planejamento da negociação 9

Filme 9

Conclusão 11

Referências Bibliográficas 11

Texto 3 – Resumo 12

Roteiro de preparação para negociações salariais

A situação-problema criada neste desafio serve de grande importância para que possamos ter em vista o nosso crescimento profissional. Então depois das novas responsabilidades, de todo o trabalho duro e sem deixar de falar de toda a dedicação á empresa, teria bons motivos para pleitear um aumento salarial. Mais teria em mente que poderia ser aceito o pedido ou também existia a possibilidade de ser negado. O pensamento que o pedido possa ser aceito devido os estudos desenvolvidos durante toda a trajetória na empresa.

Se a resposta fosse negativa, estaria preparado sim e teria consciência da minha capacidade, mais procurava entender os motivos do não aumento salarial e também propor uma nova forma de trabalho para que possa ser compatível com o aumento solicitado ou com o salario anterior.

Sabendo que a minha reação nesta situação seria de surpresa, devido que eu tinha acabado de ingressar em um curso superior na área de gestão e estaria capacitado para o cargo que estava exercendo.

Neste momento procuraria ficar calma tentaria controlar a situação com justificativas de meu desenvolvimento na empresa e da minha formação, para que possamos entrar em um acordo que fosse de beneficio de ambas as partes. As pessoas precisam ter consciência de seu valor dentro da organização, por isso faça uma pergunta a si mesmo: os benefícios que gero são maiores que o retorno que recebo.

A melhor forma de eu me ver é como uma empresa prestadora de serviço: eu ofereço minha força de trabalho ou intelecto e sou remunerado por isso? Para ter a iniciativa de negociar o salário, o profissional deve realmente merecer uma compensação maior.

Não adianta apenas desejá-la. Algumas pessoas querem um aumento, sendo que fazem só o essencial. Elas precisam ter diferenciais e prestar um serviço de qualidade em um tempo de qualidade. Se o funcionário chegou à conclusão de que evoluiu dentro do seu cargo desde a contratação, agora é o momento de se preparar para a conversa e elaborar justificativas.

O principal é mostrar que antes a pessoa fazia determinadas tarefas e, a medida do tempo, assumiu novas responsabilidades. O aumento do volume de trabalho também pode ser usado como argumento. Outra estratégia é apontar diferenciais no seu serviço e contar que você procurou crescer profissionalmente, fazendo cursos e se especializando durante o tempo em que ocupou a posição. Quando a pessoa se entende como uma empresa ela investe nela mesma e isso não só a beneficia, mas também é bom para a empresa na qual trabalha.

O mercado funciona como um termômetro, fornecendo várias indicações de como está determinada carreira ou cargo. Por isso, aquele que almeja uma bonificação maior deve fazer uma pesquisa nas tabelas com valor de mercado divulgadas pelos jornais e conversar com profissionais da sua área para se informar sobre a remuneração de outras empresas.

A partir desses dados, o funcionário traça uma média e consegue provar que seu salário está abaixo. Não existe o momento perfeito, e sim situações mais propícias para se fazer o pedido. O profissional pode se valer de um projeto que acabou de entregar e teve um bom feedback, usando-o como um gancho para a conversa. Quando o profissional entrega um trabalho à empresa consegue avaliar e mensurar os resultados que ele tem gerado.

Não adianta pedir aumento quando a empresa está passando por um momento de dificuldade ou quando o mercado está ruim. O final do ano, por causa do 13º e outros gastos, também não é muito indicado que se a pessoa não tiver a sensibilidade de escolher a hora mais adequada pode acabar passando uma imagem ruim, de alguém egoísta que não se preocupa com o lugar no qual trabalha.

O foco aqui são os resultados práticos. Cite bem especificamente os pontos nos quais evoluiu e fale sobre as realizações que atingiram diretamente a empresa. A ideia é usar todos os argumentos e apresentá-los de forma objetiva e direta.

O funcionário seguiu todas as dicas, fez a lição de casa, conduziu bem a conversa, porém, mesmo assim, recebeu uma resposta negativa. Nesse caso o melhor a fazer é pedir um feedback. Ou seja, pergunte por que o pedido foi recusado. Se for porque a empresa está passando por dificuldades, espere até que essa fase passe, já se for porque seu superior acha que você ainda tem pontos a melhorar para merecer o aumento, trabalhe nisso.

A negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas a salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com