TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rio - 92 e Rio+20, O mundo reunido para discutir problemas sociais e ambientais

Artigo: Rio - 92 e Rio+20, O mundo reunido para discutir problemas sociais e ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  Artigo  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 4

Rio - 92 e Rio+20, O mundo reunido para discutir problemas sociais e ambientais

A preocupação com as questões ambientais (tal como o efeito estufa, a extinção de muitas espécies de animais, o desmatamento de florestas, poluição e consumo descontrolado da água, entre outros sérios danos que a população mundial causa ao planeta constantemente) se intensifica a cada ano. Para conter isso, é necessária uma mudança comportamental urgente.

Há algumas décadas esse tema tem sido abordado em conferencias, envolvendo representantes dos países do mundo todo, o primeiro grande evento foi a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972 na Suécia. Outro grande evento para debater essas questões ambientais, foi a Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, que aconteceu entre 3 e 14 de junho de 1992, na cidade do Rio de Janeiro, ficando conhecido como ECO – 92 ou Rio – 92, e fez um balanço dos problemas existentes e dos progressos que foram alcançados na época, elaborou também documentos importantes que são referencias para as discussões ambientais.

A Eco-92 reuniu inúmeros chefes de Estado e contou também com um grande número de Organizações Não Governamentais (ONGs), que realizaram de forma paralela o Fórum Global, que aprovou a Declaração do Rio (ou também conhecida como Carta da Terra). Conforme esse documento, os países ricos têm maior responsabilidade na preservação do planeta.

Duas importantes convenções foram aprovadas durante a ECO-92: a biodiversidade e as mudanças climáticas. Outro destaque importante foi à assinatura da Agenda 21, um plano de ações com metas para a melhoria das condições ambientais do planeta.

O aprofundamento da Convenção sobre Mudanças Climáticas resultou na elaboração do Protocolo de Kyoto, de 1997, que objetiva a redução da emissão de gases causadores do efeito de estufa, porém, muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento, em virtude do modelo de produção e consumo estabelecido, não colocaram em prática as políticas ambientais elaboradas durante esses eventos, intensificando o aquecimento global.

Hoje, exatamente vinte anos depois da Eco-92, o mundo se reúne novamente, a nova conferencia será realizada também na cidade do Rio de Janeiro e é conhecida como Rio+20. Essa é uma oportunidade de refletir sobre o futuro.

A Rio+20 abrange como tema propostas para a reforma global, relacionadas às questões ambientais e ao desenvolvimento sustentável como um todo.

Como temas principais, essa conferência traz:

• A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza;

• A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Comparação:

O que era discutido na Rio 92 e que é realizado hoje

Amazônia

Em 1992

• Havia forte pressão sobre o governo brasileiro para que contivessem a exploração econômica da região, temendo que houvesse uma exploração mais intensa ainda. O ritmo de desmatamento era aumentado sistematicamente desde 1980 e a preocupação com a conservação desses recursos era posta em questão, recomendando-se que a Amazônia não fosse mais explorada economicamente.

• Colocava-se a perspectiva de uma perda de biodiversidade acentuada em um dos refúgios ecológicos mais representativos do mundo.

Hoje

• Comprovou-se que é possível a exploração da Amazônia por meio de uma economia sustentável, com maior responsabilidade sobre o território. O Brasil superou o desafio, enfatizando processos sustentáveis. Percebe-se uma redução no desmatamento anual desde 2003.

• O temor foi amenizado e o número de espécies ameaçadas se reduziu durante o período e, embora ainda haja a preocupação, não se confirmou a extinção total.

Camada de Ozônio

Em 1992

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com