TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE ENTREVISTA JORNALISTICA

Por:   •  12/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  2.110 Visualizações

Página 1 de 2

                                                                TIPOS DE ENTREVISTA

Entrevista-rito: onde as respostas são de jogadores de futebol ou misses, onde a resposta já é meio pronta.

Exemplo: ‘’estou muito feliz por este sucesso, quero agradecer a minha mãe à minha família’’

Entrevista anedótica: é uma entrevista em tons mais descontraídos e engraçados, com pitada de humor, geralmente esse tipo de entrevista é muito usad em talk shows, Jô Soares por exemplo.

Entrevista-diálogo: é o famoso ‘’tricotar’’ com o entrevistado, a entrevista vira mesmo uma conversa amigável, agradável como se ambos, entrevistador e entrevistado, fossem amigos.

Confissões:  nesse modo o entrevistador fica oculto, é um depoimento ou entrevista testemunhal, onde o entrevistado ganha mais destaque muitas vezes em um desabafo emocionado.

Entrevista Conceitual: entrevista onde o entrevistador escuta os dois lados da questão.

Enquete: é a voz do povo, o que o povo quer saber sobre determinado assunto respondendo sim ou não à uma ou duas perguntas, é usada muito em sites e pelas Relações Públicas.

Entrevista Investigativa: é uma entrevista em que o repórter vai atrás de denúncias e abuso de poder público, usa frequentemente meios indiretos de averiguação.

Entrevista Confronto: debates, mesas-redondas, painel, simpósio para discutir temas polêmicos, as vezes se propõe também a polêmica ao entrevistado, o que exige preparação para argumentos e discussões do assunto tratado.

Entrevista Perfil: se trata de uma entrevista biográfica sobre o entrevistado, para isso o entrevistador deve ler a biografia do entrevistado para fazer perguntas interessantes sobre a vida dele.

HÁ SUBGÊNEROS DE ENTREVISTA:

Entrevista Pingue-Pongue: é uma entrevista dinâmica com perguntas e respostas ‘’rápidas’’, na maioria gravadas para facilitar a edição. É muito utilizado em revistas como Veja, Isto É.

Entrevista Coletiva: apenas um entrevistado contra vários entrevistadores, cada um representando um veículo, este tipo de entrevista requer um assunto relevante para ser discutido, o programa Roda Viva da TV Cultura tem como característica esse modelo.

Entrevista Exclusiva: se trata de uma entrevista conquistada com o esforço do repórter ou por procura do entrevistado que quer confidenciar algo apenas ao entrevistador, ao qual não divulgará o conteúdo da entrevista a ninguém até que seja publicado.

Fonte: Manual do Foca – guia de sobrevivência para jornalistas

              Thaïs de Mendonça Jorge

Ana Carolina Costa Marcondes - Jornalismo – Noite – 2º semestre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com