TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Comunicação e Expressão

Abstract: Relatório de Comunicação e Expressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Abstract  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido

Relatório de Comunicação e Expressão

Introdução

O relatório que se segue descreve a explicação da professora Márcia, aos alunos do 1º ano de Engenharia, da Etep Faculdades, sobre a aula de Gêneros Textuais e as séries de argumentações existentes.

Objetivo

O objetivo deste relatório é descrever os assuntos abordados em aula, de Comunicação e Expressão, propondo ao aluno o aprendizado do conteúdo e a como construir um relatório.

Cronograma

09/09/13 Montagem do relatório em sala, com o apoio da professora.

14/09/09 Digitação e formatação do relatório conforme norma ABNT.

16/09/09 Postagem do relatório no portal da Etep.

Desenvolvimento

A aula de Comunicação e Expressão iniciou-se às 19h00min, com a professora Márcia informando sobre as questões da prova, a forma de correção e arredondamentos nas notas.

Em sequência iniciou-se a leitura e explicação da forma de montagem do relatório, utilizando como exemplo, um relatório de outra turma.

Às 19h30min iniciou-se a explicação sobre a seção VI. a (argumentação). Foram explicados os diferentes tipos de argumentações, utilizando exemplos do cotidiano.

A professora explicou como era utilizado o texto “A Adoção por casal homoafetivo”, com outras turmas, durante debates em sala, e percebendo que gerava muitas discórdias e estresses, resolveu mudar a forma de trabalhá-la em sala. A professora usou o exemplo trabalhado antes com seus alunos, para facilitar o nosso entendimento.

Baseado no texto a professora citou o exemplo da cantora falecida “Cássia Eller”, que após seu falecimento gerou conflitos entre sua companheira e sua família, por causa da guarda de seu filho, por motivos de herança.

Para nosso desenvolvimento foi aplicado uma atividade, na qual foi solicitado para serem destacados cinco argumentos do texto “A Adoção por casal homoafetivo”, e em seguida usarmos três argumentos e refutarmos.

Das 20h36min às 21h07min ocorreu o horário do intervalo.

Retornando a aula às 21h08min a professora Márcia iniciou a aplicação sobre “Gêneros Textuais” e citou alguns exemplos, como: Descrição, narração e dissertação.

Explicou a diferença entre Resumo e Resenha. O resumo é o poder de síntese, onde temos a capacidade de lermos um texto, entende-lo, resumi-lo dando coesão entre parágrafos. A resenha é um resumo do texto, ou uma ficha técnica de um filme, porém no final o autor expressa sua opinião.

Concluindo esta explicação, foram aplicados mais dois exercícios. O primeiro foi redigir argumentos, coerentes, para as frases empregadas. O segundo era para sintetizar nossas ideias sobre o texto “Qual é o problema?”, em no máximo cinco linhas.

Foi utilizado como exemplo os seus alunos do 6º ano, onde a professora os fazia lerem uma vez em silêncio, outra vez ela lia em voz alta, e pela terceira vez, cada um lia um pedaço. Após a leitura, eles destacavam as palavras mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com