TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vespasiano

Seminário: Vespasiano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  Seminário  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

VESPASIANO

Foi fundada no dia 27 de Dezembro de 1948.Pertence a Região Metropolitana de Belo Horizonte, é o menor municipio da região,se localiza 19º 41´31´´ de latitude sul e 43º55´24´´ de longitude oeste,a uma altitude de 693 metros,seu clima é quente e humido,densidade demografica hab/km 1.468,49,código do municipio é 3171204. Segundo o Censo sua população em 2010 é de 104.612 habitantes.Sua área é de 70,3463 km².Fica a 15 Km do Aeroporto de Confins. Esta a 27 Km da Capital Mineira.

Sua economia vinha da produção agrícola (milho, feijão, mandioca, etc.) pecuária (carne e leite) e de produtos minerais oriundos dos recursos naturais da região, como pedra calcária, cal de pedra, areia, madeira, etc.

A ferrovia facilitou o transporte destes produtos para a capital, e com isso atraiu novos moradores para a região: lavradores, fazendeiros, comerciantes, fabricantes de telhas e tijolos.

Com a exploração do calcário e a passagem da rodovia MG-1 (atual MG 242) deram origem ao povoamento de São José da Lapa, onde se instalou em 1948 a ICAL. Em 1992, São José da Lapa se torna município independente.

Em 1973, instalou-se a Soeicom, e o distrito Industrial Professor José Vieira Mendonça, nele se instalou indústria de grande e médio porte, como a Mannesmann Demag Ltda. Belgo Mineira Bekaert Artefatos de Arame Ltda. E depois a Gessy Lever Ltda.

Vespasiano irá contar com a revolucionaria eficiente e ecologicamente correta fonte de energia fóssil que é o gás natural, fonte de uma conjugação de esforços, no sentido de diversificar a matriz energética estadual. Vespasiano terá um investimento de R$ 20 milhões de reais, na construção da rede adicional de 40 km de gasoduto, que passará a fornecer 380.000 m3/dia de gás metano. O projeto e o gerenciamento esta por conta da GASMIG.O gasoduto trará gás natural,este gás vai possibilitar a distribuição de gás natural que é um combustível não poluente,conhecido como ´´Energia Verde´´,assim irá substituir o óleo combustível,lenha ou carvão,e irá proporcionar importante ganho ambiental.

É por isso e entre outras que o Município de Vespasiano constitui-se, tecnicamente, uma forte opção para expansão industrial da RMBH.

Vespasiano é um dos grandes pólos industriais, abriga empresas de grande porte e expressão mundial, fica localizado na Depressão do Rio São Francisco. É conhecida pelo tradicional Boi da Manta e pela Cidade do Galo. Ela tem si tornado o Pólo de Investimentos, e tem motivo para comemorar com os Investimentos vindo do Crescimento do Vetor Norte, por ter fácil acesso a Linha Verde e pela expansão do Aeroporto Internacional de Confins, pela Construção do Centro Administrativo, vive na expectativa de geração de empregos, sendo que o município esta numa localização estratégica, a cidade tem se preparado para receber empresas de grandes portes.

Vespasiano tem se preparado para que novas empresas venham para o município, foi construído junto com o Governo Federal a UPA 24 horas na região central da cidade, também ter livre acesso até a linha verde. Possui escolas técnicas como Cefet, Ultramig, Senai, e tem buscado uma parceria com a Universidade de Viçosa para implantação de uma unidade na cidade. Com o aumento dos investimentos, muitos empregos foram gerados. Também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com