TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS

Por:   •  3/1/2018  •  Artigo  •  4.957 Palavras (20 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 20

CLAUDIONOR BARBOSA DE ANDRADE

ERLANDSON COSTA BARBOSA

A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS

BEL0 HORIZONTE

2017

CLAUDIONOR BARBOSA DE ANDRADE

ERLANDSON COSTA BARBOSA

A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS

Artigo cientifico apresentada a Faculdade Entre Rios do Piauí, sob a orientação do professor Rodrigo Castório de Carvalho, como parte das exigências ao grau de Bacharel em Teologia.        

BELO BORIZONTE

2017

SUMÁRIO

      RESUMO....................................................................................................................04

  1. INTRODUÇÃO...........................................................................................................05

2. REFERENCIAL TEÓRICO...........................................................................................05

2.1 CONCEITOS DE ESCRITURA...................................................................................05

2.2 DEFINIÇÃO DE AUTORIDADE................................................................................06

  1. A BASE DIRETA DA AUTORIDADE........................................................................07
  2. A INSPIRAÇÃO E A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS.........................................09

3. A INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS...........................................................................09

3.1AS ESCRITURAS É A PALAVRA DE DEUS..............................................................11

3.2 O OBJETIVO DA AUTORIDADE DAS ESCRITURAS..............................................14

CONCLUSÃO...........................................................................................................................15

RESUMO

A autoridade das Escrituras vem do próprio Deus, que inspirou a revelação aos homens, considerando suas características culturais, intelectuais, estilos e circunstâncias. O próprio Espirito Santo escolheu as palavras que foram empregadas. Vários textos bíblicos reivindicam autoridade suprema. O Senhor Jesus disse: “A Escritura não pode falhar”. Os profetas reivindicam que receberam as palavras diretamente de Deus. E se dirigem ao povo com as chamadas fórmulas proféticas, dizendo: “Assim diz o Senhor”, “palavra que veio da parte do Senhor” ou “ouvi a palavra do Senhor”. A própria Bíblia autêntica a si mesma como Palavra de Deus. O homem natural não aceita se não for convencido pelo Espirito Santo, de nada vai adiantar argumentos ou tentativas de provar que as Escrituras (a Bíblia) é a Palavra de Deus, se o autor e redator que é o Espirito Santo não convencer o homem. É o Espirito Santo que convence que as Escrituras é a Palavra de Deus, e que é infalível, é poderosa e não contém erros. O método de pesquisa realizado foi de revisão bibliográfica, em livros de Filosofia, Teologia, na Biblioteca Hilton Quadros Cordeiro, do Seminário Batista do Estado de Minas Gerais, Biblioteca do Seminário Teológico Evangélico do Brasil e acervo pessoal.         

Palavras chaves: Autoridade, inspiração, revelação, iluminação e inerência.

  1. INTRODUÇÃO

A Bíblia é a Palavra de Deus ou contém a Palavra de Deus?  As Escrituras tem Autoridade ou não? A escritura contém erros ou não?

O nosso objetivo em confeccionar este trabalho é mostrar que a autoridade das Sagradas Escrituras (a Bíblia) não estar condicionada a nenhuma autoridade humana e sim do próprio Deus que foi quem a inspirou e deu à humanidade a si conhecer através desta revelação escrita, isto é; Deus se comunicando com o homem de forma que o homem pode entender. E também trazer para os interessados algumas linhas de pensamento ou teorias que no decorrer dos tempos surgiram, uns para provar a autoridade das Escrituras outras para invalidar esta autoridade ou colocar dúvidas. Com isso buscaremos as respostas as perguntas feitas.

O método de pesquisa que será usado é o de revisão bibliográfica, utilizando material de consulta das obras citadas nas bibliotecas, Pr Ilton Quadros Cordeiro, pertencente ao Seminário Batista do Estado de Minas Gerais, e biblioteca  do Seminário Teológico do Brasil  e acervo pessoal.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

 

2.1 CONCEITOS DE ESCRITURA

GUTIERREZ (1963), segundo a enciclopédia de la Bíblia, Escritura trata se de nome generalizado com que se designa entre os católicos o conjunto dos “setenta e dois livros” que, inspirados por Deus e admitidos como tais pela igreja, formam a Bíblia.

BROWN (1982), conforme o Novo dicionário Internacional de teologia do Novo Testamento, o termo Escritura refere-se “escrever em”, “registrar”, “inscrição”, “escrever de antemão”, “demonstrar publicamente”. Escrever a lei de Deus é tão importante que Israel recebe a ordem não somente de a transmitir verbalmente, como também individual e literalmente escrevê-la nos umbrais das portas das casas e em pedaços de pergaminho que se atavam às frontes e nos braços dos israelitas. A palavra escrita serve, assim, como lembrança e testemunho.

2.2 DEFINIÇÃO DE AUTORIDADE

Segundo CHAFER (2003) , autoridade das Escrituras vem de um edito imperial: “Assim diz o Senhor”. Quando as Escrituras são julgadas como normativas, por causa dos decretos dos concílios eclesiásticos ou de leis ordenadas pelos governos humanos, elas podem ser consideradas como na medida em que a influência humana é capaz de chegar. Ao contrario de tal idéia, as Escrituras têm direito de declarar a vontade de Deus para os concílios eclesiásticos e os governos humanos.

Sem levar em conta a infinidade de provas que a Bíblia é a Palavra escrita de Deus e, portanto, imbuída da mesma autoridade que o Criador exerce sobre a sua criação e que os céus exercem sobre a terra, a família humana não é toda submissa à supremacia e domínio da Bíblia. Os homens não-regenerados, que “não têm Deus em todos os seus pensamentos”, ignoram as Escrituras. Do mundo que agora agita-se sob a influência desmoralizadora dos ideais satânicos e das filosofias não pode se esperar que aprecie ou que recomende a Bíblia. Nem a desconsideração deles com relação a ela não é algo mais do que uma prova indireta do caráter celestial da Escritura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com