TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção da Família Contemporânea

Seminário: A Construção da Família Contemporânea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  Seminário  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 4

A Construção da Família Contemporânea

As mudanças na família são absurdamente visíveis. Desde o início da sociedade, até hoje, a família vem passando por intensas mudanças.

Após ler o texto que foi pedido, concluímos que, como já havíamos debatido antes mesmo de começarmos a leitura, que a família de hoje em dia é muito mais, digamos, ´´pra frente´´.

As mudanças são claras e óbvias. Antigamente a casa era local de trabalho e os filhos eram vistos como pequenos adultos, sem grande valor devido as altas taxas de natalidade e mortalidade. Esse quadro muda com o avanço tecnológico que faz com que a casa seja local de refúgio das famílias, e a rua passa a ser então seu local de trabalho. Os filhos também, por sua vez, passam a ser vistos como crianças e não como pequenos adultos, como foi citado acima, e começa a existir uma troca afetiva entre pais e filhos.

Em um dado instante, com essas mudanças, inicia-se uma crise familiar. Os pais se vêem sobrecarregados, com grandes responsabilidades como educação, o carinho que tem que ser dado aos filhos, a atenção e etc, e começa então uma crise dentro da família. Pode-se observar uma pequena divisão entre afeto e autoridade. Os pais não querem ter a responsabilidade da educação e deixam esse papel para a escola, por exemplo. Eles não querem ser taxados como autoritários, chatos e caretas, e não aplicam castigos quando os filhos falham, e assim acabam não dando a educação necessária que o filho precisa. Sem falar também no fato de que esses pais passam a maioria do tempo fora de casa, no trabalho, deixando a criança entregue a mídia televisa, por exemplo, que é a que mais induz, e começa a haver uma falha na educação dessa criança, pois é a televisão que começa a ´´educar´´ e a fazer parte do cotidiano dessa criança.

Concluindo... a família passou por inúmeras mudanças que resultaram no que vemos hoje: pessoas que convivem num mesmo local, pais e filhos, e que muitas vezes não sabem nada sobre o outro. Pais que esquecem de seus filhos e da responsabilidade que tem sobre eles e se focam apenas no trabalho e no dinheiro, deixando assim essa criança com uma falha absurda na sua educação, o que gera, no futuro, um jovem muitas vezes revoltado, com medos e traumas. O que se pode, e deve fazer, é esses pais entenderem que a responsabilidade da vida e da educação dessa criança é deles (pais), e que cabe somente a eles ajudar esse jovem a escrever seu futuro, e não deixá-lo entregue a mídias ou empurrar a responsabilidade da educação para instituições educacionais. É dos pais a responsabilidade do futuro dessa criança. É dos pais a responsabilidade da educação dessa criança.

O texto fala que esta família que conhecemos hoje, não era da mesma forma antigamente, porque na chegada do século XX, a rua se torna espaço público apenas para trabalho e indústrias e a casa que antes era abrigo do trabalha, se torna um local de convivência e refúgio para as famílias. Afinal, o crescimento e as mudanças sociais aconteciam muito raramente através de heranças, e na maioria das vezes apenas com o esforço das conquistas do trabalho mesmo, por esta razão a família foi se fechando, e esta família que antes se unia com objetivos políticos, passa a criar laços de amor, e desejo de estarem unidos entre si. E passa a ocorrer a valorização das crianças no lar, o cuidado infantil torna-se um dos organizadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com