TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCUSSÃO SOBRE MAINSTREAM

Por:   •  7/9/2020  •  Monografia  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Nesses materiais é possível ver claramente como há um grande preconceito no meio científico com teorias controversas as teorias aceitas atualmente e como isso pode ser maléfico para a própria ciência. Além de mostrar o quanto a continuidade da investigação científica é imprescindível para a caminhada ao progresso.

Como foi mostrado nos documentários sobre Chip Arp e Kepler, é possível comparar-los pois ambos desenvolveram teorias que foram contra ao que era aceito em sua época. Podemos ver que a coragem de Kepler em abandonar suas crenças no movimento circular dos planetas é a mesma que Chip Arp teve quando publicou seu artigo onde questionava a justificativa da teoria do universo em expansão.

Porém há um preconceito com cientistas que trabalham em linhas de pensamento diferentes. Fato que é explicado pela sociologia pois o conformismo é algo gerado pela formação de grupos. Então se a maioria não concordar com algo, a minoria terá que se conformar e mudar de opinião. Porém este sistema democrático é algo maléfico para ciência porque impede que outras possibilidades sejam exploradas. Isso é um erro que tem se repetido por toda historia humana, desde Copérnico, Kepler ate Arp.

Tais cientistas foram censurados e impedidos de continuar suas pesquisas fato que atrasa o real avanço da ciência, como o caso do sistema planetário de Bitolomeu que perdurou por cerca de mil e quinhentos anos. Essa censura tem diferentes formatos durante a história. Na época de Kepler, era a igreja e certos reis que queimavam escritos e matavam opositores. Atualmente no caso de Arp vemos grandes instituições e governos que bloqueiam verbas e dificultam o acesso à informação e pesquisa.

Como Copérnico, o trabalho de Arp também foi criticado, dito como um retrocesso à toda a ciência da astronomia. Isso porque há um medo do desconhecido. É muito difícil convencer as pessoas de que algo está errado se você mesmo não souber a resposta certa. A ideia de discordância é associada ao caos, à falta de organização. Entretanto se analisarmos a história da evolução da ciência, percebemos que a definição do que é certo ou errado depende somente do tempo. Isso inclui as leis (humanas) da natureza. Leis humanas pois não podemos definir com certeza seu real funcionamento da natureza, somente com uma precisão que nós mesmos tomamos como aceitável.

A evolução da ciência tem como base não se prender ao convencional, a paradigmas e teorias atualmente consideradas corretas, preferir a verdade inexplicável às ilusões confortáveis. É preciso coragem e ousadia para se libertar das correntes filosóficas de sua época e pensar além.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (23.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com