TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NORGEBERG DISCUSSION PERGUNTAS PARA NUREMBERG FURNITURE

Resenha: NORGEBERG DISCUSSION PERGUNTAS PARA NUREMBERG FURNITURE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Resenha  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTIONAMENTOS NORTEADORES DO DEBATE ACERCA DA SENTENÇA FICTÍCIA DE NUREMBERG

1) A que corrente os Juízes Semprônio e Caio se filiam? Que argumentos extraídos de seus votos colaboram com tal afirmativa?

2) De onde surge a obrigatoriedade de aplicar o Direito para o positivismo jurídico e para o jus naturalismo?

3) Uma pessoa pode se recusar a seguir uma norma alegando sua injustiça? A segurança jurídica pode ser ponderada em razão de valores ligados a direitos fundamentais de todo ser humano?

4) Existe um sentimento interior de justiça e injustiça para além das convenções legais e morais de uma certa época? Ainda é possível defender hoje argumentos Jus naturalistas?

5) Qual dos três votos parece ser o mais acertado? Qual o principal argumento de tal voto?

6) Valores morais são realmente relativos a cada um ou, mesmo que cada pessoa defenda um ponto de vista é possível encontrar meios de dizer que um é mais acertado que o outro do ponto?

7) O Juiz Tício tem razão quando diz que a aplicação da lei sempre traz consigo uma valoração moral? É possível aplicar uma lei de maneira neutra, sem emitir juízo de valor sobre ela?

8) Em suma, a convicção de que o nazismo construiu uma ideologia injusta e imoral tem valor objetivo ou reflete apenas uma opinião difundida no mundo pelos vencedores da guerra contra os perdedores?

9) Você acredita que seus juízos morais sobre os fatos de sua vida são meras opiniões ou que estão corretos mesmo que os outros discordem?

10) A avaliação moral é um caminho para tornar o direito mais justo, ou o respeito à legalidade e à hierarquia das leis é o caminho mais seguro e acertado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com