TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Era Das Revolucões

Ensaios: A Era Das Revolucões. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.032 Palavras (5 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 5

A ERA DAS REVOLUÇÕES

As revoluções que eclodiram entre 1789 e 1848, constitui a maior transformação da história humana desde os tempo remotos quando o homem inventou a agricultura e a metalurgia, a escrita a cidade e o Estado. Esta revolução transformou e continua a transformar o mundo inteiro. Mas ao considerá-la devemos distinguir cuidadosamente entre os seus resultados de longo alcance, que não podem ser limitados a qualquer estrutura social, organização política ou distribuição de poder e recursos internacionais, e sua fase inicial e decisiva, que estava intimamente ligada a uma situação internacional e social específica.

A grande revolução de 1789-1848 foi o triunfo não da “indústria” como tal, mas da indústria capitalista; não da liberdade e igualdade em geral, mas da classe média ou da sociedade “burguesa” liberal; não da “economia moderna” ou do “Estado moderno”, mas das Economias e Estados em uma determinada região geográfica do mundo (parte da Europa e alguns trechos da América do Norte), cujo centro eram os Estados rivais e vizinhos da Grã-Bretanha e França. A transformação de 1789-1848 é essencialmente o levante gêmeo que se deu naqueles dois países e que dali se propagou por todo mundo

Não seria exagerado consideramos esta dupla revolução – a francesa, bem mais política, e a industrial (inglesa) – não tanto como uma coisa que pertença à história dos dois países que foram seus principais suportes e símbolos, mas sim como a cratera gêmea de um vulcão regional bem maior. É igualmente relevante notar que elas são, neste período, quase inconcebíveis sob qualquer outra forma que não a do triunfo do capitalismo liberal burguês.

A história da dupla revolução não é meramente a história do triunfo da nova sociedade burguesa. É também a história do aparecimento das forças que, um século depois de 1848, viriam transformar a expansão em contração. E mais ainda, por volta de 1848, esta extraordinária mudança de destinos já era até certo ponto visível. O “espectro do comunismo” já assustava a Europa por volta de 1848. E foi exorcizado nesse mesmo ano. Contudo, se dermos uma olhada no mundo na década de 1970, não seremos tentados a subestimar a força histórica do socialismo revolucionário e da ideologia comunista nascidos de uma reação contra a dupla revolução e que por volta de 1848 tinha encontrado a sua primeira formulação clássica. O período histórico que começa com a construção do primeiro sistema fabril do mundo moderno em Lancashire e com a Revolução Francesa de 1789 termina com a construção de sua primeira rede de ferrovias e a publicação do Manifesto Comunista (HOBSBAWM, 2001, p.17-20).

1 – Notas sobre o desenvolvimento histórico do capitalismo

O capitalismo se define por oposição ao feudalismo. Neste sistema preponderaram as relações servis de produção, nas quais os servos devem a seus senhores obrigações compulsórias, impostas sobre a forma de serviços ou produtos. No capitalismo definem-se as relações assalariadas de produção – capital – e os que possuem apenas o trabalho. Além desse elemento essencial, o capitalismo se caracteriza também pela produção para o mercado, pelas trocas monetárias, pela organização empresarial e pelo espírito de lucro.

Dos fins da Idade Média até hoje, o capitalismo passou por quatro fases bem distintas, cada uma com características próprias:

a) Pré-capitalismo – Corresponde ao período de emergência da economia mercantil, na qual a produção de bens se destina às trocas e não apenas ao uso imediato. Nessa época – séculos XII a XV, aproximadamente – já existiam características gerais desse sistema, mas o trabalho assalariado ainda não se havia generalizado: predominava o trabalho artesanal, constituindo-se os trabalhadores em pequenos produtores independentes que vendiam o produto de seu trabalho, mas não o seu trabalho. Os próprios artesãos eram donos de suas oficinas, ferramentas e matéria-prima. Os trabalhadores sem o meio de produção e obrigados, portanto a trabalhar por um pagamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com