TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ontologia da Revolução Científica

Por:   •  8/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

1ª Prova de Filosofia da Ciência - 2020

Nome:

Questões:

  1. Explique a diferença entre uma inferência indutiva e uma inferência dedutiva, dando um exemplo de cada.
  2. Segundo Alan Chalmers, qual é o princípio da indução e quais as principais críticas que podem ser feitas às suas duas primeiras cláusulas?
  3. Diga se as seguintes proposições são falsificáveis ou não justificando a sua resposta (lembrar que o domínio é infinito no espaço e no tempo):

  1. Existem centauros (assumindo que centauro é um ser formado pela cabeça de um homem e corpo de cavalo).
  2. Todo evento tem outro evento como causa.
  3. Está chovendo ou não está chovendo.
  4. O pentágono tem 5 lados.

Respostas:

  1. Na inferência indutiva, as leis e teorias que formam o conhecimento científico devem ter como base a observação, por meio dos sentidos. Segundo a inferência indutiva, para que as afirmações singulares propostas pela observação possam se tornar uma lei geral, e universal, é preciso realizar um grande número de observações independentes, repetidas em diversas condições, sem que algum desses experimentos demonstre uma resposta contrária à afirmação singular inicial. Um exemplo é que, olhando para o horizonte em diversos pontos e, não percebendo a curvatura da terra, o ser humano conclui que a terra é plana.

Na inferência dedutiva, as conclusões são tomadas a partir da análise lógica de afirmações anteriores. Se as premissas anteriores são verdadeiras, a conclusão poderá ser considerada verdadeira. Um exemplo é que:

  1. O palmeiras ganhou a copa do brasil.
  2. O prêmio da copa do brasil é de mais de 50 milhões de reais.
  3. O palmeiras ganhou mais de 50 milhões de reais.

  1. Os princípios da indução são proposições de observação por indução. Como crítica ao princípio da indução, Alan afirma que os argumentos indutivos não são logicamente válidos pela falta de garantia lógica. Não é possível garantir que, mesmo tendo as premissas verdadeiras, a conclusão de um argumento indutivo seja também verdadeira, mesmo que o experimento seja repetido várias vezes.  Além disso, Alan também afirma que os princípios dos argumentos indutivos são vagos e dúbios quando propõe um grande número de repetições de experimentos ou uma grande variação das circunstâncias, sem especificar o quanto realmente é suficiente.

a)

b)

c)

d)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com