TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Globalização

Por:   •  5/11/2017  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

Globalização
Uma reflexão da ética planetária em razão da globalização.

Com o processo de globalização, as interações entre culturas foram se intensificando, nossas fronteiras, que antes eram enormes, foram se tornando cada vez menor e interdependentes, por consequência disso, devemos começar a pensar em questionamentos morais de modo mais amplo, de modo global.

Essas interações entre as diferentes culturas nos trazem novidades e nos proporcionam trocas inéditas e inevitáveis de conhecimento que acabam por enriquecer as culturas envolvidas nessas interações. Porém, em contrapartida existem os conflitos de valores, que se por um lado as interações nos proporcionam novidades e conhecimento, por outro nos proporciona conflitos de valores morais, sendo que para uma cultura, algo que é tomado como bom e certo, para a outra pode ser tomado como ruim e errado.

Por consequência a globalização exigiu de nós uma maior compreensão da necessidade de respeito e tolerância aos valores de diversas culturas, pois nenhuma cultura tem o direito de tentar anular ou desmerecer outras, já que todas são igualmente legitimas.

Se não houver essa compreensão e preocupação com a ética nos dias de hoje, com o mundo globalizado, a tendência é que surjam cada vez mais conflitos e intolerâncias referentes ao contato de tradições, opiniões e valores divergentes. Pois ao agir sem pôr em pratica os preceitos morais da ética planetária teremos países entrando em conflitos por motivos ínfimos, muitas vezes pelo fato de um ter mais recursos que o outro ou até um avanço tecnológico maior e se sentir ameaçado, entrando em guerra para se defender.

Assim, podemos dizer que no mundo globalizado a Ética coloca vários valores morais de culturas diversas em contato. Sendo assim, é necessário assumir condutas que consigam lidar bem com essas diferenças de valores.

"Atuar em conjunto, organizar-se, resp eitar-se , aceitar as diferenç as de ponto de vista

para superá -los, adotar um ponto de  vista humano , não ma is privileg ia r

exclusivamente a política e a eco nomia. Todos são aspectos que têm que ser

incluídos, se quisermos desenvolver um comp ortamento ético universal efica z. Só

ass im  será possível encontrar soluções urgentes, uma  vez que os  conflitos, os

problemas ligados ao meio ambiente, as endemias, as fomes, os desequilíbrios

econômicos estão eclodindo, todo o tempo, em um p onto ou outro do planeta. São

essas condições que servirão de estímulo para se coordenar rapidamente , em tão

vas ta  escala, os meios disponíveis."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (146.5 Kb)   docx (275.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com