TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hermenêutica Fácil

Por:   •  27/5/2021  •  Monografia  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

“Entendes o que lês?” Essa pergunta foi feita por Filipe, há muito anos, a um eunuco, alto oficial da rainha da Etiópia, que estava lendo o livro de Isaías sem nada compreender. Lucas narra em Atos à resposta desafiante do eunuco: “Como posso entender se não há ninguém para me explicar?”.

Logo na introdução os autores ressaltam que todo leitor é um interprete e a todos demanda um bom conhecimento para uma boa interpretação, assim quando vamos pro texto é necessário entender que carregamos algumas bagagens que podem nos ajudar ou nos atrapalhar nessa jornada que é a interpretação.

Sem descartar a Natureza da Escritura, que diz que a Bíblia é a palavra de Deus e é atemporal falando a todos os homens em todos os tempos, Deus fala através dos homens e aqui temos uma tensão onde a palavra de Deus (perfeita) é dita pela voz dos profetas (imperfeita). O autor nos apresenta duas técnicas de interpretação: a Exegese e a Hermenêutica.

Exegese que consiste na busca do sentido original do texto, aqui o autor nos apresenta duas perguntas básicas, aquelas que dizem respeito ao contexto e aquelas que dizem respeito ao conteúdo, sendo que as de contexto são de dois tipos: as históricas e literárias. Hermenêutica significa a atualização do texto bíblico à luz da realidade do leitor.

Nos próximos capítulos os autores tratam da aplicação tanto da exegese como da hermenêutica sempre respeitando os gêneros literários de cada livro - Epístolas, Narrativas do Antigo Testamento, Atos, Evangelhos, Parábolas, As leis, Os Profetas, Os Salmos, A sabedoria, O Apocalipse.

Palavras-chaves: Interpretação Bíblica. Hermenêutica.

Tese principal do autor.

O autor nos apresenta sua metodologia de exegese que consiste em formular duas perguntas básicas aquelas que dizem respeito ao contexto e aquelas que dizem respeito ao conteúdo, sendo que as de contexto são de dois tipos: as históricas e literárias. E a hermenêutica que diz respeito a uma atualização do texto para uma a realidade do leitor.

Conclusão.

O livro é bem didático e de fácil leitura apresenta de forma simples ferramentas que mal usadas pode-nos levar a uma interpretação errônea, mas não leva em conta a tradição da Igreja e suas complicações como por exemplo, o fato da nossa interpretação tradicional ter sofrido com as traduções da Vulgata e as filosofias de Platão e Aristóteles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com