TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Primeira instrução

Por:   •  15/11/2023  •  Resenha  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DA PRIMEIRA INSTRUÇÃO DE Ap ∴ M ∴

Iniciando, sempre! Agradeço aos queridos IIR∴ por esta oportunidade e, apresento-vos o que compreendi sobre a Primeira Instrução deste Ritual de Aprendiz.

A Maçonaria, utilizando-se de simbologia e rituais, transmite aos iniciados ensinamentos fundamentais para a sua lapidação moral e, consequentemente, tornando-o uma peça fundamental na construção moral da Humanidade.

Retrocedo ao ritual de minha iniciação, ocorrido no dia 15 de outubro do corrente ano, dia no qual o meu filho mais velho completava 10 anos. Neste dia, tive a noção da grandiosidade que estaria por vir, símbolos, rituais, sensações... a paz, a alegria e a confiança reinaram. Iniciava-se para mim uma nova Era.

Na Primeira Instrução, foram-nos apresentados os instrumentos: A RÉGUA, O MAÇO E O CINZEL, simbolizando o aproveitamento do dia e os fundamentos utilizados para desbastar a PEDRA BRUTA, o nosso próprio caráter.

A autogestão do próprio tempo, com dedicação ao trabalho, à família, à meditação, ao descanso, aos IIR∴ e ao GR ∴ ARQ ∴ do Univ ∴ é fundamental. Guiar-se sempre em caminhos retos, íntegros e honestos. A responsabilidade traçar padrões baseados na justiça ampla, irrestrita e perfeita. Carpe diem.

A vontade, determinação e força executiva serão imprescindíveis no longo caminho que iniciamos. Aparar as arestas da formação do nosso caráter e asperezas da nossa personalidade, eliminar os nossos vícios e promover a virtude demandará persistência e empenho e, será útil ao propósito da Ordem.

Porém, a vontade bruta e desorientada pode ser perigosa, sem a razão e o discernimento. A decisão de fazer algo não deve ser executada sem o adequado julgamento. A condução da força, de uma forma guiada e inteligente leva à precisão. O trabalho consciente, orientado aos nossos vícios e defeitos que precisam ser retirados, levará ao constante aprimoramento moral.

Desta forma, utilizando-se simbolicamente destes utensílios, equilibrando a força motriz e o discernimento, nos aperfeiçoaremos com a finalidade de “desempenhar o glorioso papel de construtor social”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com